Manifestação contra a vinda de Luis Carlos Prestes a Caxias. Praça, 1961 |
O ódio aos comunistas no Brasil em geral , e em Caxias em particular, continuava a incendiar os ânimos da população antes de 1964. O comunismo era desconhecido pela maior parte da população. Teme-se o que não se conhece ,mas não se odeia . Fica uma questão: o que levou a população a odiar os comunistas?
Após o fim do Estado Novo(1937-1945) e a queda de Vargas houve intensa movimentação popular. Os sindicatos de reorganizam e as categorias que passaram a exigir seus direitos.
Com a redemocratização do Brasil e a Constituição de 1946, o Partido Comunista Brasileiro(PCB) se torna legal,participando das eleições de 1947 consegue se tornar o terceiro maior partido do Brasil (após o PTB e o PSD )Por sua ação junto aos sindicatos foi se fortalecendo tornando-se o maior partido comunista da América,com 200 mil associados. só poderia ter sido insuflado de fora para dentro e de cima para baixo.
O perigo comunismo estava associado à possibilidade de que vencesse as próximas eleições Aos poucos a Guerra Fria se acentua colocando os USA e a URSS frente a frente em busca de: espaços ,aliados e pontos estratégicos . A política do Presidente Dutra tornou-se repressiva, na medida que vão se estreitando os laços do Brasiul com os Estados Unidos . A Conferência para Manutenção da Paz e da Segurança do Continente, promovida pelo governo norte-americano, leva enfim o Brasil a cortar relações diplomáticas com a União Soviética
A seguir o governo brasileiro impede a organização dos sindicatos numa central sindical MUT (Movimento Unificador dos Trabalhadores) Em 7 de maio de 1947 o governo tornou ilegal o PCB.Tendo cassado o mandato de seus representantes eleitos ,entre os quais o do senador Luis Carlos Prestes. Com essas medidas políticas o Brasil se colocava ao lado dos Estados Unidos na chamada Guerra Fria.
Desde então até 1964 quando a escuridão baixou sobre a democracia, a cada vinda de Prestes a Caxias foi um desastre .Em 1959, recebido com dobres de finado em 1961 com a força policial sobre os manifestantes .Sempre na Praça A história vai se desdobrando no Brasil e a Praça Dante a repercute.O pároco Padre Ernesto Brandalise conta o que houve
Os sacerdotes locais agiam de forma irracional seguindo os interesses do Vaticano que temia o fim de seu império material bem! Ou seja, na defesa do capitalismo internacional , como antes estivera na do nacional socialismo. Onde ficam os ensinamentos de Cristo?
Os sacerdotes locais agiam de forma irracional seguindo os interesses do Vaticano que temia o fim de seu império material bem! Ou seja, na defesa do capitalismo internacional , como antes estivera na do nacional socialismo. Onde ficam os ensinamentos de Cristo?
Opiniões contra Prestes eram unanimidade na imprensa regional |
Tão agressiva quanto apostura da Igreja foram as manchetes dos jornais locais. Uma das manchetes foi a do Jornal Pioneiro petencente aos integralistas que pode ser lida a seguir
Manchete ofensiva do jornal Pioneiro, contra um herói nacional , 1961 |
A conjuntura sempre nos atormentou. E ainda atormenta! Já não bastava os empecilhos internos, os ditames externos persistem...
ResponderExcluir