quinta-feira, 10 de novembro de 2011

HISTÓRIA NA PRAÇA (4)



Manifestação contra a vinda de Luis Carlos Prestes a  Caxias.
Praça, 1961

                  O ódio aos comunistas  no Brasil em geral , e  em Caxias em particular, continuava a incendiar os ânimos da população antes de 1964. O comunismo  era desconhecido pela  maior parte da população. Teme-se  o que não se conhece ,mas não se odeia . Fica uma questão: o que levou a população a odiar os comunistas?
Após  o fim do Estado Novo(1937-1945)  e a queda de Vargas  houve intensa movimentação popular. Os sindicatos  de reorganizam e as  categorias que passaram a exigir  seus direitos.

Com a redemocratização do Brasil e a Constituição de 1946,  o Partido Comunista Brasileiro(PCB)  se torna  legal,participando das eleições de 1947 consegue se tornar o terceiro maior partido do Brasil (após o PTB e o PSD )Por sua ação junto aos sindicatos foi se fortalecendo tornando-se o maior partido comunista da América,com 200 mil  associados. só poderia ter sido insuflado de fora para dentro e de cima para baixo.
O perigo comunismo estava associado à possibilidade de que vencesse  as próximas eleições Aos poucos a Guerra Fria se acentua colocando os USA e a URSS frente a frente  em busca de:  espaços ,aliados e pontos estratégicos .  A política do Presidente Dutra  tornou-se repressiva,  na medida que vão se estreitando os laços do Brasiul  com os Estados Unidos .  A Conferência para Manutenção da Paz e da Segurança do Continente, promovida pelo governo norte-americano, leva enfim o Brasil a cortar relações diplomáticas com a União Soviética
A seguir o governo brasileiro impede a organização dos sindicatos numa central sindical MUT (Movimento Unificador dos Trabalhadores) Em 7 de maio de 1947 o governo  tornou ilegal o PCB.Tendo cassado o mandato de  seus representantes eleitos ,entre os quais o do senador  Luis Carlos Prestes. Com essas medidas  políticas o Brasil se colocava ao lado dos Estados Unidos na chamada Guerra Fria.
Desde então até 1964 quando  a escuridão baixou sobre a democracia, a cada vinda de Prestes a Caxias foi um desastre .Em 1959, recebido com dobres de finado em 1961  com a força policial  sobre os manifestantes .Sempre na Praça A história vai se desdobrando no Brasil e a Praça Dante a repercute.O pároco Padre Ernesto Brandalise  conta  o que houve
Os sacerdotes locais  agiam de forma irracional seguindo  os interesses do Vaticano que temia o fim de seu império material  bem! Ou seja,  na defesa do capitalismo internacional , como antes estivera na do nacional socialismo. Onde ficam os ensinamentos  de Cristo?
Os sacerdotes locais  agiam de forma irracional seguindo  os interesses do Vaticano que temia o fim de seu império material  bem! Ou seja,  na defesa do capitalismo internacional , como antes estivera na do nacional socialismo. Onde ficam os ensinamentos  de Cristo?
Opiniões contra Prestes
 eram unanimidade na imprensa regional
 Tão agressiva quanto apostura da Igreja foram as manchetes dos jornais locais. Uma das manchetes foi a do Jornal Pioneiro petencente aos integralistas que pode ser lida a seguir

 Manchete ofensiva  do jornal Pioneiro, contra um herói nacional ,  1961

Um comentário:

  1. A conjuntura sempre nos atormentou. E ainda atormenta! Já não bastava os empecilhos internos, os ditames externos persistem...

    ResponderExcluir