segunda-feira, 14 de novembro de 2011

HISTÓRIA NA PRAÇA(5)

Um dos maiores  movimentos políticos do século XX, foi o das Diretas Já .que tomou de assalto as praças das grande  cidades,envolvendo grande  da populaçãoBrasileira.Tudo  começou a partir de  2 de março de 1983 quando o deputado federal Dante de Oliveira apresentou um projeto de emenda  constitucional (PEC nº5/1983) com o objetivo retaurar as eleições diretas para a presidência  a   partir de 1984 Segundo pesquisa do IBOPE,  feita então  84% da população era favorável as eleições diretas.  .A discussão ganhou as ruas O principal articulador do movimento foi Teotônio Villela ,de Alagoas, antes associado à ARENA e ao governo militar.
O retorno das eleições diretas foi o assunto mais candente do Brasil entre março de 1983 e abril de 1984 . Foi também  a principal' preocupação' dos políticos, tanto os favoráveis às eleições diretas quanto àqueles que eram absolutamente  contra.  Inesquecível a declaração do rei Pelé (  que foi assim chamado por ser grande admirador do absolutismo brasileiro ) que afirmava que os brasileiros não estavam prontos para votar. Outros vereadores locais   repetiram o mote.,alguns deles que figuram como defensores da lei .Enfim , a memória é o repositório das incongruências humanas.Nada mais ,nada menos! Quem não tem memória é poupado delas .
Em Caxias havia os defensores das Diretas entre eles a inesquecível Raquel Grazziotin ,  entre outros,alguns dos quais  estão vivos , e,  o que é pior,  negando seus antigos ideais .
Até a votação   das diretas o grande assunto dos periódicos locais (dois dos quais continuam circulando) era a candidatura indireta para presidente  do  Brasil .Os candidatos  do  PDS(Partido Demoecrático Social ) Paulo Maluf, Aureliano Chaves e Mario Andreazza, eram  candidatos governistas à sucessão do general Figueiredo O candidato preferencial dos caxienses contrários às diretas era a do Coronel reformado  Mario Andreazza, natural da terra.
             O Movimento reuniu  milhões de  pessoas em praça pública,  o que levou a grande imprensa antes silenciosa  a abrir  espaço para ele.  Em Porto Algre,no dia 13 de abril ,na praça Montivideu em frente à Prefeitura, reuniram-se  cerca de  200 mil pessoas.  No dia 16 de abril, noVale do Anhangabaú, em São Paulo,  houve uma passeata com mais de 1,5 milhão de pessoas . No início de abril, a cidade de Cascavel (PR) realizou uma das  maiores manifestações,em cidades do interior , onde 25% da população de 160 mil se reunuiu para exigir  eleições diretas.
                   Em Caxias, poucas foram as  mainifestações  em favor das Diretas Jà.  No dia 24 de abril ,na Praça Ruy Barbosa ( mais tarde retomou nome de  Dante Alighierri.)  realizou-se uma manifestação na  reunindo políticos locais como Germano Rigotto,Édio Eloi Frizzo ,José Ivo Sartori entre outros e   no máximo 5 mil pessoas ,contando com o nunca desmentido apoio do Sindicato dos Metalúrgicos.Foi um festa democrática pequena,   como pequeno era  o amordos caxienses  pelas liberdades democráticas.



n
Cobertura jornalistica do comicio das Diretas Já .na Praça Ruy Barbosa em 1984
  A votação no Congresso , em  25 de abril, jogou  um  balde de água gelada no coração da democracia.A emenda foi rejeitada,  298 deputados votaram a favor, 65 contra, três abstiveram-se e 113 não compareceram ao plenário.Logo, os  antidemocratas  tomam o poder de forma indireta,com  Jose´Sarney como  presidente. Nada poderia a haver de mais depcepcionanteAté  O próprio rei  Pele se torna ministro de Estado no governo de  Fernando Henrique Cardoso,  apesar de suas ressalvas à democracia.


Chamada de capa para o o  comício de abril de 1984,.
Destaque menor do que o dado a  um crime ocorrido na mesma data.

Nenhum comentário:

Postar um comentário