quarta-feira, 17 de julho de 2013

CAXIAS NO FIM DO SÉCULO XIX


Jornal Il colono com as assinaturas de Nosadini


Os jornais antigos de Caxias foram recolhidos por João Spadari Adami e entregues à Júlio João Eberle , que foi o seu mecenas, e que os conservou em seu acervo particular. Foi graças à J.J. Eberle  que os antigos jornais foram preservados e que hoje podem ser consultados ,mo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami. J.S. Adami,durante algum tempo cuidou do arquivo da Prefeitura de Caxias , e mais tarde, tornou-se  barbeiro.Ele  vivia de seu trabalho , sem o auxilio financeiro de Eberle não poderia ter viajado ( deixando seu trabalho) aos arquivos do Porto Alegre e do Rio de Janeiro onde ‘recolheu” muitos documentos que hoje estão preservados no Arquivo que leva seu nome.
O primeiro Jornal de Caxias foi O Caxiense,fundado em 15 de outrubro de 1897que se apresentava como  defensor das colônias e órgão do Partido Republicano, gerenciado por Julio Campos e cujo    fundador e redator era o Dr. Augusto Diana Terra, que exercia a advocacia na cidade. Como maioria dos brasileiros que se destacaram na colônia Caxias,não tinha  nascido aqui. Terra era de Jaguarão ,nascido em 1867 e falecido em Canoas em 1925.De Júlio Campos não se tem maiores informações. O Caxiense também afirma ser jornal de Santa Teresa de Caxias.
O jornal Il colono Italiano fundado pelo Padre Pietro Nosadini, foi o segundo  a  circular  em 1898, em Caxias.Dele restam apenas  quatro números no arquivo Histórico JS de Caxias do  Sul,é possível que existam outros,perdidos em bibliotecas particulares. Mas de certo são apenas os quatro números os que sobraram do primeiro jornal do município.
O padre Pedro Nosadini nasceu em Bassano (Itália ) em 1862 e assumiu a Paróquia de Santa Teresa em 1896,tendo fundado vários Comitês católicos em Santo Santo Antônio , da VII Légua .Nossa Senhora das Neves IX Légua,Circulo de São Tarcísio,  em São Marcos da Linha Feijó,e o Circulo São Luiz Gonzaga na Sede Santa Teresa.Voltado pra a Itália em 1899,onde falecendo.
O jornal apresenta varias surpresas ao leitor atento. No primeiro número datado de 1º de janeiro de 1898 há a primeira surpresa. O nome da cidade aparece como Santa Teresa di Caxias, nome da paróquia que Nosadini ampliou para toda a cidade. Na correspondência dos imigrantes (numerosa que se encontra no Museu de Belluno ) o nome Santa Teresa não apareceu nenhuma vez. As cartas enviadas de Caxias para a Itália, em geral, trazem como lugar de origem Campi dei Bulgheri  di Casias.(após 1884). Algumas vezes a sede ou núcleo colonial era chamado de sede Dante, inclusive pelos diretores da colônia Caxias.
Outro dado surpreendente é o relativo à fundação dos Comitês Católicos. Nosadini obedecia as ordens de Roma e não do clero brasileiro, foi de lá que partiu a ordem de organizar os Comitatos com o objetivo de controlar a política na antiga colônia Caxias .A inferência da Igreja não foi bem aceita pelos maçons locais , que viam nos vínculos com Roma uma quebra da soberania nacional brasileira. Os conflitos entre católicos e maçons já foram tratados em outras matérias publicadas nesse blog e na minha tese de doutorado O fascismo no Rio Grande do Sul(Parlenda, 1994A  Surpresa é ainda maior, o jornal traz o nome do padre fundador  Nozadini escrito em tinta azul de duas formas diferentes : Padre Pietro Nosadini e Padre Pedro Nozadini .É possível imaginar o momento em que recebeu o primeiro número do Jornal por ele idealizado no qual assinou seu nome na forma italiana e na forma portuguesa.
O que importa é verificar a retórica dos jornais.O Caxiense tinha uma retórica nacionalista e conservadora ,defendendo o governo de Júlio de Castilhos e seu  poder centralizado.  Nosadini tinha um discurso de clara defesa ao Papa, então prisioneiro do Vaticano ,defendendo os direitos papais sobre os territórios pontifícios que haviam sido incorporados ao Reino da  Itália em 1871.Seu discurso é duplamente subversivo que a um tempo ataca o Reino da Itália( do qual é súdito) e   como estrangeiro se manifesta politicamente , o que era proibido .

No primeiro número de O Caxiense a  maior surpresa.Encartado nele como se fosse uma sua parte,se encontra a carta de despedida do Padre Nosadini.O folheto de duas páginas  é documento inédito .Adami que recolheu o material disponível de  e sobre Nosadini não parece ter encontrado  sua carta de despedida. O documento que foi reprografado  está em péssimo estado de conservação,faltando alguns trechos.A carta  detalha o final do período de Nosadini na região.O discurso da carta de despedida cheio de agradecimentos remetendo pelo estilo  a outros de seus textos .
Nosadini agradece os fiéis de Nova Pádua,Alfredo Chaves e Caxias .Aforma que perdoa seus inimigos e que eles ( os maçons)  foram vitoriosos ,mas o tempo dirá quem estava certo. Diz ele 
:
Uma palavra para o meus adversários. Vós triunfastes , porque quando menos esperáveis  ganhastes ue eu também  quero dirigir uma saudação a vós. Eu parto  , mas eu não guardo rancor de ninguém, apenas meu coração sangra ao pensar que  andais por um caminho falso e vós italianos, que  abandonastes  as práticas religiosas ,que de   fato virastes  as costas a sua religião, eu lhe digo: Pela  memória  de vossa mãe que em vós incutiu as  santas máximas da  religião andastes um  passo para trás,voltai um passo  a frente como anos atrás.

Lembrai-se daquele  dia solene, quando pela primeira vez comestes  do Pão, lembre-se seu propósito naquele dia  e, em seguida, jogar-se nos braços do  Crucifixo, pois não há verdadeira felicidade longe dele

Eu não creio de vos haver ofendido ,mas se o fiz  foi contra minha vontade e vos peço perdão .Cuidadoso  se não o faço direta e abertamente ,repetirei  ao  menos no  vosso coração que não desejava outra coisa que a prosperidade e o progresso de Caxias.
Portanto adeus, meus queridos amigos,desapontados em vossas  justas esperanças! Obrigado e agradeço  de coração o carinho que sempre me demonstrastes  e que  eu nunca vou esquecer. Perdoai-me se eu não correspondi de todo  sua expectativa, se eu fiz pouco por vós   e acredite, isso não dependeu de má vontade, mas da minha  decepção .
Folheto com a despedida do padre Nosadini
Dr Augusto Diana Terra. Foto; Adami 

Padre Pedro Nosadini Foto Adami



Texto do Padre Ernesto Brandalise sobre  maçons e o padre Nosafini;













.

Nenhum comentário:

Postar um comentário