quinta-feira, 11 de julho de 2013

A IGREJA: PATRÕES & OPERÁRIOS



            A Igreja dada as características locais da imigração italiana,ao que tudo indica,  teve maior influência na questão operária  do que em outras regiões do país. Desde o início da colônia Caxias  esta influência se fez sentir, com o correr do tempo a Igreja assumiu nova  característica, porém, sua importância continua evidente.
            Nos primeiros tempos da colonização a Igreja apresentou uma ação conservadora e radical, que determinou os conflitos com a Maçonaria. A organização dos Comitês Católicos levou ao confronto armado entre católicos e maçons, estes defendendo o jovem Reino da Itália a aqueles o direito do Papa sobre os e
Estados Pontifícios. Este confronto demonstrou a hegemonia da Igreja,  esvaziando a ação política realizada pelos maçons locais.
            Após sua afirmação  de seu domínio local, a Igreja passa a atuar  na educação, criando estabelecimentos de ensino para a elite  e para as classes menos privilegiadas,Atua também na  orientação política da população, . Durante o Estado Novo a  Igreja passa por uma fase menos atuante a ação católica limitando-se  atividades religiosas,  alguns sacerdotes  tiveram uma atuante posição favorável à ditadura.
            Com a queda do Estado Novo e a reorganização do Partido Comunista a Igreja inicia eficiente campanha contra a sua reorganização . No final do Estado Novo a organização do Circulo Operário, cujos vínculos com a classe patronal são inegáveis, permite o controle sobre os operários. O assistencialismo propiciado pela organização concorre com os  do sindicatos de classe, os operários são convencidos e não participarem dos sindicatos de classe - reduto dos comunistas da opinião do clero- e permanecerem unidos sob a bandeira da doutrina social da Igreja.
            A formação da liga Eleitoral Católica é outra atividade da Igreja para dirigir os eleitores paravotarem nos  candidatos preferenciais do clero. Com a organização do Partido Democrata Cristão, muitos católicos que estavam vinculados ao PRP, passam para o novo partido. O apoio da Igreja à nova agremiação é evidente, e o poder eleitoral da Igreja é demonstrado pela eleição de um sacerdote à Câmara Municipal, recebendo a mais expressiva votação, em termos percentuais,  da história das eleições locais.
            No período pré-revolucionário a propaganda anti comunista é liderada pelos elementos conservadores da Igreja Católica, tendo papel fundamental a ordem do capuchinhos, responsável pelas manifestações contra governo de João Goulart, com as marchas pela família e propriedade. A renovação das posições da Igreja faz-se sentir entre o clero mais jovem, que tivera oportunidade  de estudar fora do Brasil. O tipo de postura mais liberal com vínculos com os estudantes vai levar a prisão de um destes elementos após a Revolução. O Concílio Vaticano II teve influencia decisiva da modificação deposições de parte do clero, a maioria dos católicos locais, passou por período de grande apreensão com a leitura e a interpretação dada as encíclicas papais-especificamente a  Mater e Magistra-Data desde período a acusação que pesou sobre alguns sacerdotes de serem comunistas. O clero conservadr continuou constituindo a maioria expressiva, o mesmo acontecendo com as ordens religiosas, que após o a consolidação do Golpe de 1964, o realizaram expurgos de professores considerados  “comunistas” nas escolas ligadas à Igreja.d .
           O Golpe  de 64 foi saudado como salvador do cristianismo, por parte do clero local. Entre estes o Circulo Operário teve papel decisivo, na contrapropaganda aos sindicatos e na ação para impedir  entre os operários católicos a deflagração de movimentos paredistas que se preparavam antes e após  1964.
            Os operários que vivenciaram este período ativo da Igreja Conservadora, guardam amargas recordações desta atuação. Após 1969 um novo movimento da Igreja tem início das comunidades eclesiais de base,relacionadas  com a aplicação dos princípios de Puebla e do Concilio Vaticano II. Este movimento que  se expandiu nos bairros operários locais, pertenciam a  organização latino-americana da Igreja renovadora. Na década de setenta quando a ditadura impedia qualquer tipo de manifestação política reivindicadora as comunidades de base expandem-se livremente pela cidade, organizando as massas proletárias, tendo sido criados vários núcleos locais.
            A nova atuação da Igreja passa a procurar as lideranças sindicais locais, as comunidades de base, fazem com que sejam alijados do poder alguns grupos de sindicalista há muito  encastelados no poder. Alguns líderes mais perspicazes uniram-se a estes grupos novos e mantiveram sua antiga posição. Outros percebem o perigo de perder as posições duramente conquistadas, reorganizam-se para permanecer no poder.
            O movimento das comunidades eclesiais é visto pelos trabalhadores entrevistados como a organização  mais atuante  entre eles. Unidas ou não  as associações de bairro então formadas as comunidades de base  foram responsáveis pela reorganização do movimento sindical, que precisou melhorar suas relações com suas bases, sob o perigo de perder suas posições De certa forma as comunidades correspondiam ao tipo de papel  que o Partido Comunista desempenhou no período da redemocratização(1946-1964) . Pode-se afirmar a posição do Partido foi tomada pela Igreja, num movimento envolvente em torno das bases, tradicionalmente haviam sido  organizadas pelo PCB.
            E interessante observar que enquanto os operários se dão conta do papel atuante da Igreja Renovadora junto a classe, o mesmo não ocorreu os patrões, apenas um entre os entrevistados percebeu a importância desta nova atuação da Igreja. Os outros e afirmaram que a Igreja não tem qualquer papel junto as suas empresas. Deve-se considerar que esta atividade renovadora da Igreja não se apresenta diretamente dentro da administração das empresas, mas  seu  domínio é indireto sobre a forma de atuação dos operários, a nova postura do operário é atribuída apelos patrões a abertura ou a crise econômica do periodo.
            Tanto patrões como os operário associam a nova ação da Igreja ao comunismo, esta crença se faz sentir nas lideranças sindicais instaladas nas diretorias e nas classes patronais  conservadoras. Classe esta acostumada a antiga postura de  acomodação adotada pela Igreja pré-concílio Vaticano II, muito semelhante a acomodação realizada pela classe patronal ás mais divergentes linhas políticas que controlaram o poder no país nos últimos cem anos.
Com o passar do tempo,após 1978,  com a eleição de João Paulo II,   a Igreja deixa seu papel profano , passando a ter nova postura mais conservadora,voltada para a fé e não para os pobres. Mas seu papel é importante na organização do Partido dos Trabalhadores,após 1981, quando uma facção partidária a  Articulação vincula-se aos sindicatos católicos.  





Nenhum comentário:

Postar um comentário