Na realidade, há registro de festas realizadas antes daquela data. No quartel ( criado em 1928) foram realizadas pelo menos duas das quais há registro fotográfico, no arquivo do agrupamento.
Enfim, a memória escolhe o passado, não é o passado que escolhe a memória. Também são escolhidos os heróis e os merecedores de títulos e de nomes de ruas e de praças.Em geral são dados a membros de famílias ricas e importantes, muitos dos quais cafajestes da pior espécie,mas que são reverenciados por terem tido acesso ao poder
.As festas dionísicas, das quais deriva a Festa da Uva eram em geral realizadas no mes de dezembro nas regiões rurais e, em fins de fevereiro nas regiões urbanas. Observa-se que era o inicio do inverno e inicio da primavera no hemisfério norte
As festas dionisíacas eram chamadas de Antestérias, literalmente de festa das flores quando celebradas no final de fevereiro, marcavam o inicio da primavera. Em Caxias do Sul, segundo memórias dos mais antigos, eram celebradas as tais festas já nas primeiras décadas do século XX. Algumas vezes confundidas com o corso carnavalesco, de outra origem e de outro tempo. Dada a mudança de hemisfério, a tradição manteve a data mas não a estação. Assim as dionísiacas caxienes que deveriam ser celebradas em setembro passaram a ser no inicio do outono, subvertendo a relação histórica com a fecundidade e com a reprodução (tanto de plantas como de animais).
A origem das festas dionisícas se perdem no tempo.A homérica bebedeira de Noé (narrada na Biblia) deixa entrever que erasm realizadas entre os judeus.Afirma-se que nasceu na Lidia , no N. da África , onde também nasceu a moeda. Na verdade as orgias alcóolicas nasceram com a plantação das videiras e as primeiras colheitas da uva e da descoberta do vinho. Datam assim de tempos imemoriais ,onde não havia registro escrito. A foto abaixo foi feita por Vitorio Buccelli, em 1904, quando em visita a Caxias, traz no livro como legenda Festa do Vinho. A Festa do Vinho comemorada pelos colonos é assim anterior e mais significativa que a Festa da Uva. Somente homens da cidade poderiam pensar em comemorações durante a safra. Os colonos não poderiam ( enão podem) participar de festas no auge de seu trabalho. Só nas entresafras é possível festejar e celebrar.
A Festa do Vinho em 1904. Não será ela a primeira Festa da Uva de fato? |
Nenhum comentário:
Postar um comentário