sexta-feira, 16 de setembro de 2011

CAPELAS:LUGARES DE FÉ ?(2)

Salão paroquial de Loreto SEgunda Légua

A capela no decorrer dos tempos teve como ponto central o cemitério. O cemitério  das capelas é privado ,ao contrário do que acontece nas cidades, onde o cemitério público municipal é o  o lugar público do enterro dos mortos .Assim durante dezenas de anos ,a capela e o cemitério foram espaços  privados conquistados pelos colonos.Espaços privados como privadas eram suas associações .
A causa primeira dessas associações foi a criação dos cemitérios, para enterrar os mortos. Em oficio  encaminhado à Intendência de Caxias um colono  informava que seu avô havia morrido a cerca de 20 anos e seu pai a aproximadamente 10 anos e havia sido enterrado em suas terras.
 O oficio tinha um significado histórico  terrível. Os imigrantes acostumados a enterrar seus mortos com o amparo da liturgia católica, agora enterravam seus parentes como animais , sem assistência religiosa e fora de um campo santo.Os imigrantes nos primeiros tempos não contavam cuidados médicos As causas alegadas de .cerca de 90% dos óbitos  eram  as paradas respiratórias, ou seja sem diagnóstico
A capela foi uma conquista de um lugar para os mortos e um espaço de convivência para os vivos. As festas dos padroeiros era um lugar para encontrar  namorados, e , possíveis casamentos .
As festas dos padroeiros  antigas não eram como as de hoje.Na frente da capela eram arranjados jogos , como a tômbola  ,a corrida de cavalinhos , o jogo de argolas .Onde eram oferecidos prêmios aos vencedores. Em alguns casos no fundo da capela havia um telheiro os homens jogavam bocha.Em uma cova improvisada era assado o churrasco. Os colonos poderiam comprar um espeto de churrasco e comer na sombra das árvores. Muitos iam comer na casa de parentes, compadres ou amigos onde os donos da casa organizavam o banquete. Nada de muito sofisticado. Pois, o que importava era a reunião.
Tudo mudou com a chegada do primeiro bispo de Caxias Dom José Barea,em 11 de fevereiro de 1936. A região colonial italiana  dos Rio Grande do Sul foi  unificada pela Igreja.Com o bispado foi criado o cargo de Cura da Sé,ou seja vigário geral.  O cargo era  importante sob o ponto de vista administrativo.Logo são criadas paróquias e com elas a ação das capelas entram em sua esfera de influência. A organização  das capelas que antes era particular a cada associação tornou-se coletiva.
Em 1943, para Vigário Geral (ou episcopal), foi escolhido o padre Ernesto Brandalise (1943-1967), que antes havia sido pároco de Caxias Uma de suas obras foi a organização das capelas ,não a  sua organização religiosa ,mas contábil e escritural.
             Foram feitas  escrituras de mais de duas centenas de capelas .Coisa difícil porque deveria ser antecedida pelas doações das terras das capelas para a Diocese .
 As doações deveriam ser feitas pelos herdeiros dos antigos proprietários das terras onde foi construída a capela. Foi uma luta .Mas ,enfim ,tudo foi regularizado e a Diocese se tornou a maior proprietária de terras da região com mais de novecentos imóveis registrados.Para as capelas foi decisivo.
 Tiveram inicio as festas nas capelas para angariar fundos para a construção dos salões comunitários .De 1955 em diante eles construídos e com eles as novas festas. Graças à perspicácia do padre Brandalise  elas se tornaram fonte lucro certo para a paróquia e para a  diocese.Os enormes e horrendos pavilhões passaram a ser o centro das festividades ,neles passou a funcionar um bar,onde a bebida e o jogo passaram a ser o grande divertimento .
Grandes salões modernos, cozinhas funcionais e  com fogões industriais e nova estrutura de trabalho  foi organizada . Cozinheiras , churrasqueiros (assadores de carne.) servidores da copa e da cozinha ,uma centenas de garçons improvisados ,de vendedores de rifa .Centenas de pessoas sentam-se a mesa e dezenas as servem . Um desfilar de pratos :saladas, sopa , massas, risoto,  espetos de  churrasco, bebidas e rifas ..Um grande restaurante orquestrado pelos moradores da capela,um grande mercado de especialidades coloniais,um mercado persa de brindes.
 Nos dias que correm os salões das capelas em dias de festa do padroeiro parecem formigueiros.Pessoas demais enchem as entradas, retardatários comprando ingressos . Pessoas demais nas mesas.
O movimento imenso e o barulho de centenas de bocas mastigando, torna o ambiente irrespirável. Com a venda dos ingressos está garantido o lucro ,que não é da capela mas da Paróquias ou melhor dos párocos. E da Igreja. Para a capela o retorno dos gastos e para cada um dos incansáveis paroquianos  um refeição garantida.
.           Os salões comunitários são o retrato econômico da comunidade enormes pavilhões nos quais podem ser servidas mais de 1500 refeições , possuem refrigeradores e   freezer ,fogões industriais, fornos ,churrasqueiras ,panelas ,louças ,talheres e copos para todos .A estrutura de trabalho é outro aspecto interessante, mais de 10 mulheres se ocupam da cozinha e mais de 50 , homens e mulheres, servem as mesas.
Há ainda  o poder político local ,do qual o pároco é parte importante .Há ainda    o domínio das mulheres sobre  as receitas utilizadas nas festas , passadas de cozinheira a cozinheira, de geração em geração ,mantêm o diferencial entre as capelas. O porco assado servido com batatas doces caramelizadas e saladas constitui  o diferencial gastronômico da região.Cada capela se impõe pelo salão e pelo cardápio.


<><><><>
<>
<><><><>
São João da Segunda Légua
Salão paroquial de São Vigilio Segunda Lègua
 
Santo Antônio de Monte de Becchi
Uma das raras capelas de madeira  que ainda existen.
 Enfim ,faz tempo que a fé parece ter  papel menor nas festas dos padroeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário