quarta-feira, 4 de abril de 2012

MAÇONARIA: RASTROS E TRAÇOS.

Templo maçônico no Parque dos Macaquinhos -Caxias do sul 2012


Uma das mais importantes obras de irmãos em Caxias foi a criação da Universidade de Caxias do Sul. Sem a influência do Dr. Virvi Ramos no governo Costa e Silva , dificilmente teria sido criada a Universidade de Caxias do Sul. Alguns  maçons caxienses tendo a frente o Dr. Virvi  fundaram os cursos de Direito e de e Medicina e Belas Artes . Por outro lado, a Mitra Diocesana de Caxias do Sul por meio do seu bispo Dom Benedito Zorzi fundou as Faculdade de Ciências Econômicas  (Administração ,Economia e Contábeis)  a Filosofia ( Filosofia ,Pedagogia, Letras, História e Geografia) . Foi direta a ação da Igreja e da maçonaria na criação dos cursos superiores da região, que resultaram na fundação da Universidade de Caxias do Sul, que bem ou mal mudou os rumos da região. Durante muitos anos a divisão dos cursos foi clara,mas  a convivência  tem sido  tranquila  e produtiva.
A luta pela hegemonia regional teve assim  resultados positivos, ao contrário do que havia acontecido nos primeiros anos do povoamento regional.  O pensamento hegemônico regional  foi traçado pela Igreja ,que com seu contingente de antigo padres e seminaristas ( que em geral abandonaram a batina) que lideraram ( e lideram) a antiga Faculdade de de Filosofia.O que determinou os rumos dos primeiros cursos superiores especificamente na formação de professores,e,  portanto ,na própria educação regional. Já o poder dirigente regional traz a clara marca da Maçonaria da qual o traçado da Praça Dante é apenas um símbolo.
Hoje na antiga Região Colonial Italiana do RS há poucas lojas maçônicas. A hegemonia absoluta fica com Caxias do Sul seguida de Bento Gonçalves. Hoje na cidade há cerca de 10 lojas e 3.000 maçons.  São cinco as  do rito escocês. lem dessas  Há ainda ARLS Duque de Caxias III Milênio - GOB ; ARLS Fraternidade IV - GORGS - REAA,  e,  ainda :
Loja
Associados
Serra Gaucha
239
Os Templários II
156
Pedestais da Gloria
132
União e Fraternidade
96
Marechal Deodoro
31


Existe  ainda a  Loja Concórdia e a  Vale dos Vinhedos  de  Bento Gonçalves ,a última com 221 membros.Em Antônio Prado há  a Paese Nuovo.
         Há traços da Maçonaria em vários lugares.Um dos mais significativos e na capela de Santa Lúcia( hoje situada na urbana) construída em 1914 e que traz n parte fronteira  os símbolos da a irmandade.A capela mereceria um estudo cuidadoso.Há poucos anos a Mitra tento demolir o prédio ,as a população se uniu e não permitiu que a capela intrigante fosse demolida.Antigamente havia muitos outros rastros.O mais evidente ficava na Praça: era  antigo Cinema Guarany.

Cinema Guarany,com a simbologia evidente. In:Adami.

Entrada principal do Templo .



Desenho atual da Praça Dante ,após a a reforma .Ainda são visíveis os símbolos da desenho sagrado.





Capela de Santa Lúcia com os símbolos maçônicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário