domingo, 20 de maio de 2012



FORQUETA ENFIM A CAPELA 



Joaquim Slomp um dos fundadores da capela de Santo Antônio
da  Forqueta ,foto da década de cinquenta.
José  Silvestre um dos sete sócios fundadores  da capela Santo Antônio ,
Foto da década de vinte



          Na primeira década do século XX Forqueta progredia.Aos poucos as terras de Feijó foram vendidas e outros moradores começaram a chegar .Em l908 chegaram os trabalhadores da estrada de ferro.Carros da ferrovia trazendo materiais para a construção da estrada de ferro e homens começam a ocupar a pequena povoação ,Forqueta era a principal estação antes  da de Caxias
             Apesar do progresso e do movimento de homens e de máquinas  comercial faltava para  Forqueta  o que existia em  todos os travessões : uma capela.A ausência da capela pode ser explicada . Os colonos que vieram morar na localidade eram filhos de imigrantes, alguns deles nascidos na Europa, outros no Brasil. Eram em sua maioria jovens ,solteiros ou recém casados  e estavam ligados a capela  onde  seus pais eram sócios. Observa-se que Forqueta estava sendo povoada há quase trinta  anos.Afinal seus moradores eram do travessão Trentino e do Alfabeto. Ainda assim não possuía uma capela. Em geral os moradores iam à missa (quando havia) na capela da Conceição e os batizados e casamentos se realizavam em Vicenza Velha ou em Caxias. Nova Milano era mais distante a ainda mais a sede do município Caxias.
                    Era mais difícil construir uma capela do nos primeiros tempos, construir uma capela. Todos estavam ocupados em seus afazeres. As terras haviam valorizado os donos por outro lado, donos hesitavam em ceder suas terras para a construção da capela. Para construir uma capela seria preciso comprar um lote. O dinheiro era pouco e as  despesas eram muitas a ideia foi adiada..
          O local escolhido para a construção ficava numa colina que dominava a povoação. As terras faziam parte do lote 36 da Linha Feijó, da colônia Sertorina,situada exatamente acima da estrada de ferro. A construção foi realizada sem a compra do lote que foi ocupado sem registro cartorial. Os sócios da nova capela eram apenas sete. Os sócios eram sete: Joaquim Slomp, José Generosi, José Dalla Justina, Luiz Savegnago, Augustim Guerra, Mário Novelli e José Silvestre esses eram os mais destacados moradores da povoação.
 A capela foi construída em madeira por um bom carpinteiro. Era pequena porém muito bem feita.Maiss tarde foi comprado o lote do cemitério com mais associados. A povoação então estava completa.
                    A memória dos forquetenses mais velhos não registrou quem construiu a capela, ao que tudo indica foi feita por Giuseppe Scapin ,também conhecido como Marangon. Ele era excelente marceneiro e havia aprendido o ofício em Pelotas. Era casado com Margarida Sgabini ambos nascidos em Pinto Bandeira.  Ele sabia fazer móveis de estilo, carretas e casas. Sua filha Adelinda lembrava que com a estrada de ferro saiu de Pelotas e se mudou para Forqueta onde se instalou com a oficina  de mestre marceneiro. Sua marcenaria ficava na estrada que ligava Forqueta á Caxias ,na curva  situada atrás do cemitério.  
Tinha muita experiência no ramo e logo a capela ficou pronta. Segundo Carlin Fabris foi auxiliado por alguns moradores da Conceição da linha Feijó, que cortaram o mato e ajudaram na construção .Eles mesmos teriam buscado união da  capela à paróquia  de Nova Vicenza ,traindo assim a união com a da Conceição.
Assim em 13 de junho de 1913, foi inaugurada a capela .O padroeiro escolhido foi Santo Antônio de Pádua. Os associados não tinham dinheiro para uma placa. Esta só foi feita em 13 de junho de l963, quando se comemorava o cinquentenário de sua construção. Santo Antônio tornou-se o padroeiro de Forqueta.
Não encontrei fotos da antiga capela de Santo Antonio da Forqueta .a capela tinha na frente apenas uma porta simples .S laterais com feitio de nave tinham pequenas janelas arrendondadas,sendo três de cada lado .Era de cor marrom escura com telhas simples de zinco. A capela não tinha torre ,o sino estava  num pequeno campanário aberto. 
A foto da capela que aparece na foto abaixo é a Forqueta Baixa,não há qualquer relação entre as duas capelas. 
                   
foto atual da Igreja da Paróquia de Santo Antônio da Forqueta.
                   

          
Foto da igreja da Forqueta Baixa,que é sempre confundida com a de Forqueta Alta.
          

Nenhum comentário:

Postar um comentário