quinta-feira, 10 de maio de 2012




Serraria 1906. Região de Caxias. Fonte :Buccelli.

FORQUETA: O POVOAMENTO
                                              

                                                                      
            Foi nas terras de Feijó na Colônia Sertorina que teve  inicio o povoamento de Forqueta. A venda dos lotes realizadas a partir de l884 era feita diretamente com os proprietários.,ou seja Feijó e seus filhos.  O volume de negócios, visto que sua gleba de  terra   e de lotes era grande,obrigou o "Visionário"(outro cognome de Feijó,) a transferir as vendas para  conhecidos. Posteriormente foram criadas com o mesmo objetivo duas  empresas de revenda dos lotes :  a Companhia Azevedo e  Companhia Alencastro Guimarães
Os imigrantes que adquiriram os novos lotes tinham vindo para a Colônia Caxias com o auxílio do governo imperial, Após 1884, quando chegaram os lotes da Colônia já haviam sido vendidos,motivo pelo qual tiveram de comprar  lotes nas proximidades da Colônia .Feijó Junior teve a percepção  da necessidade de mais terras que os  colonos teriam.
A região que chamada de Conceição começou a receber colonos  em 1884. Foi nessa data que terminaram os lotes postos a venda na colônia Caxias. Conceição dista 10 quilômetros do centro da cidade de Caxias. Parece que foi então que começou o povoamento da colônia Sertorina. Povoada de Leste para Oeste. Seu primeiro morador foi Andrea Dani (Penacio) chegada em fevereiro de 1884. Nas palavras de Carlin Fabris,o inigualável cronista da localidade :” O povoado de Conceição de hoje como o conhecemos não é seu primitivo nome, o seu verdadeiro e primitivo nome é Edoardina por ser Edoardo de Azevedo de Souza que doou o terreno para a construção da Igreja ,praça e escola.
Na verdade o nome que a localidade tomou foi o da esposa de Eduardo Azevedo,dono da imobiliária que vendeu os lotes da Linha.Ela se chamava  Maria da Conceição tendo  doado  a imagem de Nossa Senhora da Conceição.
Muitos membros  das primeiras famílias  a povoar  Conceição estão  entre os povoadores da Forqueta como os Massignani (Bagatin) s Boneto , os Pelizzari, Soga, Zucoloto ,Dossin,Chiappin ,Roso,os Massignani (Ambrosin) entre outras.
         A maioria dos povoadores da Forqueta vieram do Norte da Itália,como imigrantes.Alguns poucos vieram alguns do Sul, mais numerosos eramo  trentinos, provenientes do Império Austro Húngaro. Alguns desses imigrantes  eram  italianos e outros alemães.
Os trentinos eram chamados de tirolesi ou senza bandiera pelos italianos Eles haviam comprado  lotes na 2ª légua da colônia Caxias, nos travessões Trentino, Alfabeto e São João .A  2ª Légua  foi povoada  a partir de 1875, em 1881 já não havia lotes para a venda . O crescimento dos filhos e seu número elevado obrigaram os colonos a procurar lotes em outros lugares. Foram os moradores da 2ª légua os primeiros povoadores de Forqueta.
Estada de Ferro. Forqueta 2012.

 Giuseppe Slomp(Grotta) ,que adquiriu cinco lotes  ao longo da Linha Feijó para que seus filhos tivessem terras quando casassem . O filho José permaneceu em Santos Anjos.   Giuseppe: Luiz, Joaquim e Quinto receberam lotes na Linha Feijó. .Os três se casaram, constituíram família esse fixaram no lugar. Luiz abriu uma olaria, Quinto uma cantina e Joaquim uma casa comercial.  
Forqueta no inicio não tinha nome, sendo chamado de Linha Feijó.  .A casa comercial  de Joaquim que se situava no entroncamento da Estrada Geral  com a estrada que levava a Santos Anjos. O entroncamento tinha o feitio de um garfo (forchetta) derivando-se dai o nome. A origem no nome Forqueta é vaga. Em italiano significa garfo e  em português  forquilha ou  pau bifurcado.  No Brasil tem ainda outro sentido  o de  ‘confluência de dois rios ou duas ruas.O nome foi mal escolhido, pois, já existia Forqueta Baixa  nome dado pela Comissão de Terras à 1ª Légua da colônia Caxias. Essa se situava nas margens do Rio Cai na confluência com o arroio do Ouro.  Muitas foram as confusões históricas por causa das duas localidades homônimas. O que é certo quando em 1910 é inaugurada  a estação da estrada de ferro a estação situada na frente da casa comercial tomou o nome de Estação Forqueta.
Ao contrário dos outros lugares que permaneceram com o nome da capela Forqueta  nunca foi chamada de Santo Antônio .Afinal a capela é  posterior à Estação. A localidade tinha tudo para crescer cortada que era pela estrada geral e pela  ferrovia.

A região onde se situa Forqueta tem mais de 800 metros de altitude sendo coberta por pinheirais. Os pinheiros atraíram aos donos de  serrarias.O incremento das construções   e a necessidade de madeira para as casas  era crescente .As empresas madeireiras com suas serrarias primitivas e outras à vapor   voltam-se para a Sertorina. Alguns imigrantes  compraram terras para o desflorestamento. Entre l89l e a l930 toda a floresta de araucárias que cobria o último degrau da encosta do Planalto Meridional  foi destruída.                                         
As terras desmatadas  foram  vendidas em lotes cuja área média era de 25 hectares.Logo a região  foi povoada.O povoamento foi facilitado pela abertura da Estrada Geral que ligava  Caxias a Bento Gonçalves.            
     Os primeiros habitantes de Forqueta foram  :  os proprietários de serrarias, os agricultores  e   artesãos.  O povoamento de Forqueta está ligado aos donos das serrarias ,entre eles: os Franciosi,  os Generos,os Gregoletto e os Giacomet. Os proprietários de serrarias vieram de vários lugares. Os Franciosi vieram de Conde d’Eu ,conhecidos pela alcunha de Sério, já  os Generosi vieram  de Nova Vicenza.
Os imigrantes trouxeram seus apelidos da Itália, a grande maioria  deles tinham alcunha.Essas eram tão fortes que algumas vezes eram incorporados ao sobrenome e em outras até os substituíam . Algumas eram derivadas da sua  profissão, do lugar onde viviam ou de alguma qualidade ou defeito físico. Os Slomp eram os Grótta  nome derivado da  região de minas que existiam no Trentino onde viviam em Trento .Os Betiattos eram chamadois de Meloto e os Fochesato de Fontana.Não é de estranhar que chamassem Feijò de Conde,título que na Italiua tinham os donos das terras.
Entre os artesãos estavam que vieram para Forqueta estavam : os Neis, alemães de origem e   ferreiros de profissão;os Chiappin que eram,marceneiros , e os  Ballestro que eram moleiros
 Em 1910 quando é inaugurada a estrada de ferro a estação  recebeu o nome consagrado pelo uso :Forqueta. Ainda hoje existem os prédios da estação e o da ferraria. São parte do patrimônio histórico da  Forqueta.

Restos da mata Forqueta 2012  

Terras de Feijó,com e Forqueta Baixa e Forqueta da Linha Feijó.
Estudo interessante seria o da origem das alcunhas , que aos poucos estão sendo esquecidas. 

Leia o site abaixo que vale a pena.                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário