segunda-feira, 16 de julho de 2012


COMO SE FOSSE CAXIAS: SÃO MARCOS
Igreja e casa canônica de São Marcos ,então 2º distrito de Caxias, 1925. Fonte Álbum do Cinquentenário 


Situação passageira da formação administrativa de Caxias é a história de seu  6 º distrito:São Marcos. Entre 1921 e 1963, ou seja, por cerca de quarenta anos São Marcos fez parte de Caxias. Distrito fugidio no tempo,  ainda que  fortemente envolvido pela história da imigração de europeus no RS. São Marcos tem uma história original, bem diversa da  antiga colônia Caxias. Na sua história coexistem se encontram e se entrechocam grupos de diferentes origens: índios, lusos, escravos, alemães,  italianos e poloneses.
Antes do povoamento e a ocupação das terras e do início da colonização europeia da região, o atual território de São Marcos foi habitado por índios tanto missioneiros guaranis como caingangues  ,que deixaram restos e rastros  nas terras da região e nas grutas  Santa , Michelon e  das Cabras  Alguns permaneceram após a chegada dos brancos trabalhando nas fazendas e mais tarde até nas colônia .Algumas já pesquisadas, cujos restos de encontram no Museu  da paróquia.                                                                                             
Senhores de terras e de escravos possuíam propriedades em São Marcos, no século XVIII o maior deles foi o Capitão Pedro da Silva Chaves.  Era ele o mais importante estancieiro dos Campos de Cima da Serra, possuía mais de 14 léguas em quadro de terras sua propriedade abrangendo parte dos atuais municípios de Vacaria, São Francisco de Paula, Ausentes e São Marcos
 Entre os grandes senhores de terras está Manoel Adolfo Pacheco dono da invernada da Pedra Branca que a recebeu por herança de seu pai Boaventura José  Pacheco,constituindo  parte da sesmaria  Palmeira dos Ilhéus, com 14 escravos  . No inventário  de Boaventura José  Pacheco aparecem  os nomes de seus 24 escravos .Cujas idades   variavam de 1 mês à 54 anos  e cujo valor médio era de 70 mil réis O mais valioso era o mulato Geronimo, com 34 anos ,cujo valor estimado era de 500 mil réis.Dos seus  escravos  51% eram mulheres e 49% homens .Segundo Possamai,nem todos os senhores eram bons ,motivo pelo qual muitos dos africanos reuniam-se em  quilombos,havendo pelo menos dois  um no Juá e outro  próximo ao rio da Mulada.
Houve cerca de cinquenta outros proprietários, que conseguiram certificar a posse de suas terras na região após a Lei de terras de 1850. Nem todos eram  lusos  havia açorianos, alemães de nascimento e de origem como Cristiano Horn e Carlos Kröeff  que tiveram suas fazendas legitimadas. O italiano revolucionário, que liderou os ataques à intendência de Caxias ( 1892), Francisco Januário Salerno   conseguiu provar a posse da terra pelo Auto de Legitimação de Terras  nº 1488 .Coisas da Lei e da política.
Planta da Colônia de São Marcos .1884. Fonte Rizzon e Possamai

Com a criação da colônia alem dos proprietários havia ainda alguns chamados nacionais, que eram brancos posseiros das terras que foram reservadas para a demarcação da colônia. Em 1882 começa a medição de terra da colônia  São Marcos  que tinha  cerca de 100 mil hectares a mesma área da colônia Caixas .Os lotes teriam 1100 metros de comprimento por 275 metros de largura,com uma área de 30 mil m2 .Ao contrário da  colônia Caxias , as terras foram demarcadas em 10 linhas  e não em léguas .Houve ainda demarcação do núcleo colonial ,ou seja de  36  lotes  urbanos,traçados a partir do lote 18 da Linha Tiradentes. Para receber os imigrantes italianos que chegaram a partir de 1883, foram construídos quatro  barracões nas linhas Rosita,Riachuelo e Tiradentes.
Antes do povoamento o governo teve de enfrentar litígios com os fazendeiros que se sentiram a posse da terra ameaçada pela chegada dos imigrantes. Apesar de ser uma colônia oficial  foi organizada na  região que havia sido doada em sesmarias .
 Por último chegam os poloneses cuja saga merece um capítulo à parte  que tiveram posições bem mais conflitantes que os italianos em relação aos  seus direitos,uma relação a abertura das estradas e outra em relação a construção da igreja.
A região foi marcada por longas disputas entre os senhores de terras e o governo, entre os católicos e os maçons e entre colonos e latifundiários. Tal fato se revela na troca constante de párocos.
Mas a povoação progredia em 1892 deixou a condição de colônia para se tornar 4º  distrito de Taquara,em 1902 é  anexado a São Francisco de Paula  2 º distrito .
 Em 1915, tomou posse como pároco de São Marcos uma das figuras mais extraordinárias e controvertidas da história municipal o padre Henrique Compagnoni, senhor todo poderoso do Partido Republicano da região da colônia. Famoso por seu enfrentamento tanto com os senhores da terra com os maçons e com os poloneses. Segundo a memória popular seria ele o responsável pela ligação com Caxias.
O lugar que durante muito tempo foi chamado de São Marcos dos Polacos foi desanexado do município de São Francisco de Paula e anexado ao de Caxias pelo Decreto Estadual nº 2822, de 23 de junho de 1921. Pelo Ato nº 150, de 30 de junho de 1921 o Intendente municipal criou o 6º distrito de Caxias. Segundo dados de então a paróquia possuía 11 capelas e 400 famílias de origem italiana, já então eram pouquíssimas as famílias de poloneses, que a partir de 1915, migraram para o Norte do Rio Grande do Sul, para as novas colônias que foram criadas.  
Pelo Jornal O Brasil é possível acompanhar os festejos decorrentes da anexaçãoi à Caxias,parece que as duas comunidades estavam contentes com a nova situação política.
Estrada São Marcos- Caxias ,1926.Relatório de Celeste Gobatto.
   Quando Nova Trento se emancipa em 1924, São Marcos que era o  6º distrito  de Caxias passa a  2º distrito . Em 1923, o subintendente era o Dr. Marcos Ribeiro seu auxiliar Ozório Belíssimo. A construção da estrada ligando São Marcos à sede de Caxias foi tarefa difícil que demandou muito tempo, sendo construída entre 1917 e 1923. Os relatórios dos intendentes de Caxias entre 1912 e 1926 são pouco elucidativos sobre a situação do novo distrito caxiense.Caxias crescia em população e em arrecadação. A administração com mais recursos pode saldar seus débitos, e aos poucos. Foi se tornando mais eficiente na solução dos problemas. Novas escolas são abertas e professores são nomeados
Algumas obras são realizadas na comunidade como abertura  de ruas ,construção do novo  prédio da   subprefeitura em 1938 Naquele são 21 as escolas municipais existentes no distrito .Mas a política  é forte no distrito ,logo tem inicio a campanha para a sua  emancipação .
Estrada São Marcos- Caxias ,1926.Relatório de Celeste Gobatto. 
Repercussão na imprensa da anexação de São Marcos à Caxias .Jornal
O Brasil  23 de junho de 1921.


Nenhum comentário:

Postar um comentário