quinta-feira, 20 de setembro de 2012


TENTATIVAS DE UNIÃO
A SOCIEDADE UNIÃO OPERÁRIA (1931-1933)



Primeira sede da União Operária. Rua Pinheiro Machado . foto de 2012

            No dia 12 de novembro de 1931, no quiosque existente no Parque Cinquentenário de Caxias, reuniu-se um grupo de operários de várias categorias, com a finalidade de organizarem a Sociedade União Operária.
            O grupo se organizou seguindo o exemplo da União dos Tanoeiros, que conseguira algumas vantagens em relação a salários e jornada de trabalho com seus movimentos de paredistas.
            A Revolução de 30 ainda não conseguira se estabilizar por causa da resistência paulista.As novas leis ainda não havia sido baixadas ,era um momento de transição . Em Caxias, o intendente Coronel Miguel Muratore e o Subchefe de polícia Odone Cavalcanti apenas tratavam de manter a ordem pública. Assim os movimentos de operários pareciam desrespeitar as leis , e as medidas do poder público municipal  era no sentido de impedir suas reuniões  e colocando a policia para dispersar os pretensos  desordeiros.
Os operários temiam a ação do governo municipal porque o momento não era de normalidade democrática. Para prevenir-se de alguma ataque da polícia os operários que estavam organizando a União Operária enviaram ao  Intendente um ofício notificando-o da finalidade da reunião.Por desconhecerem as normas então  vigentes no município, não enviaram  um ofício de notificação da reunião ao delegado de polícia Otto Engel. O delegado como era costume então mandou prender os operários reunidos no Parque Cinquentenário

 Durante a Primeira República. O tratamento dado aos trabalhadores era a violência e a agressão física. Vários dos movimentos paredistas no Brasil foram terminados com massacre de seus participantes.
Agenor da Silva era uma dos participantes da reunião .Nasceu em Santa Maria em 26 de fevereiro de 1902, participou da  reunião da Sociedade União Operária, bem como da  primeira diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Carpintaria e Artes Correlativas. Em 26 de agosto de 1982. Deu um depoimento importantíssimo para elucidar o episódio.
Agenor  que era o orador oficial da União e um dos seus fundadores , foi preso junto com os outros participantes da reunião Os operários  prestaram  depoimento na Delegacia de Polícia.  A Delegacia de Polícia funcionava no prédio da Intendência Municipal , situado na Rua Visconde de Pelotas (  (atual Museu Municipal). O Delegado julgou que se que a reunião fosse um movimento subversivo. Diante das declarações dos detidos e como eles não tinham pretensões subversivas, não havia motivos para mantê-los presos , e logo após  foram liberados  .Mas a história não estava completa contaram  alguns  dos líderes presentes na reunião,  os policiais que os prenderam teriam recolhido o arrecadado pelos operários>o dinheiro foi  levado e seu  destino  desconhecido.
Sede da União Sindical na  Rua Pinheiro Machado . Construída em 1940 2012

 A Ata de fundação da  Sociedade União Operária afirma “não tem outro alvo a não ser interesse da classe operária”.  O operariado brasileiro estava envolvido na luta pelas jornadas de oito horas de trabalho,  e pelo salário justo .Outras reivindicações moviam  a União Operária  como a questão social , aposentadoria e pensões pelas quais os movimentos nacionais de trabalhadores lutavam.
             Sua primeira diretoria foi constituída por:
Presidente: Adelino Tronca
Vice-presidente: Carlos Klipel
Primeiro Secretário: João Accordi
                        No dia 15 de dezembro de 1931, a Sociedade União Operária realizou uma sessão na sede do Esporte Clube Lusitano. O clube ficava situado na Rua Marechal Floriano, na quadra situada entre as ruas Tronca e a  Sarmento Leite. Para a reunião  foram convidadas  autoridades  entre elas o Intendente, o Subchefe de policia e o
Delegado. A sessão solene foi marcada pelo oficialismo. A presidência da mesma foi concedida ao intendente e para secretaria-la foi designado o advogado Alexandre Ramos.
            Em nome dos trabalhadores falou Evangelista Pires, que afirmou “as verdadeiras finalidades da sociedade era de amparar dentro da ordem e da lei os direitos sagrados que assistia a cada um dos seus membros associados e terminou declarando que humildes eram, mas humilhados nunca”. (ata da sessão solene e extraordinária da Sociedade União Operária  de Caxias )
 As palavras  mais pronunciadas eram o período as palavras “ordem” e “lei” .. Não faltou nem .uma ode ao progresso ,que foi  O discurso do Subchefe de polícia. Seu discurso foi uma elegia a Augusto Comte, “concitou o operariado presente a se congregar dentro da ordem e da lei, como até aí estavam fazendo, e teriam então incondicional apoio do Governo, a quem representava no momento (ata da sessão solene).
            Nas palavras dos operários e na das autoridades a mesma preocupação : a legalidade da ação. No discurso das autoridades,porém  há uma ameaça velada, que o uso condicional revela. O apoio oferecido pelo Governo dependia da submissão da União às leis vigentes.
            A diretoria recém-eleita teve curta duração. Segundo Agenor da Silva líder dos carpinteiros, a prisão do grupo abalou a saúde do presidente, que se retirou da sociedade. Para a União a saída de Adelino Tronca representou um golpe para o movimento, pois ele era “ uma pessoa de nome na comunidade”.
            No dia 17 de julho de 1932 foi designada uma diretoria provisória composta por Evangelista Pires, presidente, Henrique Tonolli, Vice-presidente e  Octávio Rodrigues de Lima, como primeiro secretário.O tempo passa e a União permanece apenas no papel .
            A nova diretoria entra em contato com os fiscais do Ministério do Trabalho visando à oficialização da sociedade. Os representantes do Ministério participaram da assembleia que foi realizada no  no dia 6 de novembro de 1932. Três semanas mais tarde foi  formada uma comissão para entrar em contato com a antiga diretoria, para  a prestação de contas
            No fim do ano de 1932 a Sociedade está funcionando em sede alugada. O movimento operário se amplia, são indicados representantes da sociedade para atuarem junto às indústrias da cidade.
            A diretoria designada sofre desfalques de alguns de seus membros, sendo escolhido Agenor da Silva para tesoureiro.
            Da sociedade União Operária faziam parte  as seguintes categorias:
1.  Sociedade Operária da Carpintaria e Artes Correlativas, que possuía 82 associados;
2.  Sociedade dos Tanoeiros, com 48 associados;
3.  Sociedade dos Metalúrgicos, com 82 associados;
4.  Sociedade dos Operários da Construção Civil, com 22 associados;
5.  Sociedade dos Operários em Curtume, com 10 associados
6.  Sociedade L.F. (alimentação) com 20 associados.;
7.  Sociedade .E.P.C.C. (tecelagem) com 32 associados
8.  Técnicos em Cantinas, com 36 associados
9.  Outros com 6 associados
Assim a Sociedade União Operária em 1932 possuía  332 associados de 9 categorias diferentes.
Nos anos de 1932 e 1933 são criados os sindicatos do mobiliário, dos metalúrgicos, da alimentação e de curtição em peles. Com a criação dos sindicatos a União Operária não deixa de existir, a União Sindicalista vai dar continuidade a organização.
A União Operária foi subsumida pela União sindicalista .os operários com a consolidação da legislação trabalhista e com a criação do Ministério do Trabalho passara de entidade de luta das categorias a  entidade de apoio ao poder constituído .




Sede dos Sindicatos reunidos .Foto de 2012 





Nenhum comentário:

Postar um comentário