quinta-feira, 22 de agosto de 2013

CAXIAS 1915



Caxias nem sempre foi bem administrada, nos primeiros anos do século XX alguns de seus intendentes foram  no mínimo  estroinas,alguns chegaram a desviar verbas da Intendência. Durante anos, um deles, Campos Jr. teve de ressarcir o erário de Caxias em nem tão suaves prestações. Durante anos Caxias foi insolvente e governos municipais tiveram  que  cuidar além da administração, da rolagem da dívida.
A cidade foi sacudida pelo assassinato de Pinheiro Machado e no Relatório de 1915 o Intendente colocou as fotos das homenagenspreestadas a ele na cidade.
Naquela ano foram inaugurados os bustos de Dante Alighieri e e de Júlio de Castilhos.Eram os primeiros monumentos que a cidade recebia.O Municipio e a população sei uniram para erigi-los

Mas a pequena cidade tinha  menos de quatro mil habitantes tinha um comércio e uma indústria variados, maiores do que muitos municípios brasileiros atuais. A população do município total era de cerca de 50 mil habitantes Nova Trento ( Flores da Cunha ) e Nova Milano e Nova Vicenza ( Farroupilha atual .A cidade em 1915 entrava num período de mais tranquilidade administrativa, na cidade muitos estabelecimentos, cujas taxas correspondiam a maior parte da receita. Dos 1004 estabelecimentos, 318 (31.36) eram de serviços, 259 (25,54%) eram de comércio e 439(43,29) eram indústrias. Nesses anos não haviam sido feitas emancipações  e de Caxias faziam parte).Um fato chama atenção apesar do município  ter 83 botequins só tinha uma livraria,que era a Saldanha situada na sede municipal.


Indicadores
Número
%
Serviços
318 

31,36
Indústria
439

43,29
Comércio
259

25,54
Total 

1014


Da mesma forma variada eram as empresas manufatureiras e industrias.Em Caxias tudo se produzia,para espanto dos governantes gaúchos.Havia 5 fundições de matais, funilarias e mecânicas. Durante a Grande Guerra (1914-1919)muitas delas fabricavam as peças que não podiam mais ser importadas.
Na cidade havia cerca de mil prédios e acidade era iluminada por 120 lâmpadas elétricas .Era para a época uma cidade moderna e avançada.  A administração era enxuta, na Intendência trabalhavam poucas pessoas. O Município tinha 47 professores e 47 escolas,o que servia uma população de cerca de 2400 alunos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário