terça-feira, 3 de setembro de 2013

VARGAS & CAXIAS (2)

Getulio Vargas  nodesfile alegórico de 1954.Fonte Nandi.(DCE)

Um dos episódios mais controversos da historia regional é o da construção do Monumento ao Imigrante. A Segunda Guerra (1939-1945) causara mal estar na  chamada Região Colonial Italiana do Rio Grande do Sul. A existência em Caxias ( e na região) de um número expressivo de fascistas ligados ao regime fascista de Mussolini fez com que a entrada do Brasil na guerra contra o Eixo(Roma, Berlin e Tóquio) em 1942 se tornasse para eles  um perigo.Muitos deixaram o país e se refugiaram na Argentina que Perón mantinha neutra. Outros sumiram do mapa. Mas, muitos permaneceram em Caxias Os antigos fascistas caxienses ou italianos  que permaneceram na cidade logo se tornaram convictos democratas.Mas a chama fascista continuava presente em suas ações.
Terminada a Guerra com as relações diplomáticas Brasil/Itália restabelecidas, com as camisas negras guardadas, os novos democratas procuraram formas de autoafirmação. Uma das grandes ideias foi a da  construção de um monumento em homenagem ao imigrante italiano.
Ideia do Monumento partiu do deputado federal Luiz Compagnoni ,tendo sido   lançada em 1º de janeiro de 1949 ,quando foi  formada uma grande  comissão. Era formada por Luiz Compagnoni,(presidente),Tenente Artemin Karan ( !º vice-presidente),Padre Ernesto Brandalise ( 2º vice presidente)Capitão João Evangelista Mendes da Rocha ( Secretário),Elvo Janir Marcon ( 2º secretário),Reinaldo De Carli ( tesoureiro) Duiglio Gianella ( 2º tesoureiro).O Conselho Consultivo era formado por Silvio Toigo, Giacomo Geremia, Américo Garbin,Frei Henrique de Sananduva( provincial dos capuchinhos) Joaquim Pedro Lisboa,Augustinho Angelo da Silva, Humberto Bassanesi e Guerino Zugno .A Comissão, que realizou um concurso para definir o melhor projeto  de monumento dedicado a homenagear os imigrantes italianos .
Na comissão as coisas não foram  tranquilas,havia uma diferença grande no modo  de pensar . A posição do Capitão João Evangelista Mendes da Rocha.,que lutara na Itália era a de fazer um monumento unindo os imigrantes ( não só italianos) e os pracinhas que lutaram na Itália. Seu ponto de vista foi desconsiderado. Descontente  com a ação de membros da comissão,o Capitão dela se retirou pedindo demissão da função. Escreveu uma carta que é um libelo contra a posição da maioria de seus membros.. Diz ele:
Pobre desta terra que possui como mentores elementos tão achincalhadores dos reais interesses de nacionalidade e tão insensíveis aos interesses da Pátria:tidos e havidos no consenso da opinião pública Como fascistas saudosistas ou para fascistas iu gananciosos e conhecidos a quase totalidade dos membros da comissão para não dizer toda porquanto há alguns indiferentes ou simples cópias de  de personalidade,constitui um acinte ao ideal democrático de nossa gente e à real expressão da verdade

              A comissão não só aceitou a demissão do Capitão como o processou por calunia. O Capitão foi absolvido e a Comissão  renunciou  de forma  coletiva.
              O padre Ernesto Brandalise tentou formar uma nova Comissão formada com os padres responsáveis pelas  paróquias da Diocese,que passaram em suas circunscrições listas de doações .                     Finalmente 28 de fevereiro de 1950 foi colocada a  pedra fundamental  do Monumento, pelo Presidente da República Eurico gaspar Dutra .  Em 27 de setembro de 1951, foi benta a pedra fundamental pelo bispo Dom José Barea. A Comissão inicial já não mais se reuniu.
            O monumento foi concluído de acordo com o previsto. Mas sem as obras complementares, como o Museu do Imigrante e a Praça de igual nome que até hoje não saiu do papel. Já o Monumento foi inaugurado em 28 de fevereiro de 1954 pelo presidente  Getúlio Vargas , que se fez presente na Festa da Uva. Com a presença dos de altas autoridades como o governador Ernesto Dornelles (1954), e, os prefeitos de Caxias do Sul, Luciano Corsetti (1950) e Euclides Triches (1954).
   O Monumento foi projetado pelo artista pelotense Antonio Caringi,as imagens foram fundidas na Metalúrgica Abramo Eberle. A figura do casal de imigrantes italianos tem um altura de 4,50 metros  e pesa  três toneladas,feito em bronze  .O projeto da base de pedra e do obelisco foi de   Silvio Toigo ,o líder do movimento fascista local e que havia construído o cinema Apollo ,com os lítores guarnecendo a sua fachada. As obras de cantaria foram feitas por José Zambon,o mesmo que construiu o chafariz da Praça Dante.
Inauguração do Monumento ao Imigrante em 28 de fevereiro de 1954.Fonte:Adamo


A politica tinha pouco destaque em 1928 ,Na segunda página apenas uma notinha
Fonte O Brasil

Um comentário:

  1. Hola boa noite. Vc sabe mais alguma coisa sobre Artemin Karan. Estou pesquisando pra descobrir a origem do meu sobrenome Artemin. Moro em são Paulo. Se quiser se comunicar meu email é carlosartemin@gmail.com. obrigado boa noite...

    ResponderExcluir