quarta-feira, 14 de maio de 2014

CAXIAS REVOLUCIONÁRIA



Passeata em frente a Livraria Rossi (avenida Júlio de Castilhos

Caxias tem sido em geral pacífica e pouco atuante em movimentos de revolucionários. Em 1930, porém adiantou-se e desde o início auxiliou com dinheiro e com ações o golpe de 1930. Muitos foram os empresários que auxiliaram no movimento fornecendo os meios necessários para tomada do poder.
A revista do Globo traz em sua edição especial de 1930 dedicada à revolução algumas imagens inéditas que revelam o entusiasmo da população pelo movimento liderado por Vargas.O mesmo ocorreu com as demais cidades da região Colônia Italiana, foi uma das mais envolvidas pelo movimento,o mesmo ocorrendo com Alfredo Chaves(Veranópolis ).
 Tudo começou em Porto Alegre em 3 de outubro de 1930. Irradiando-se para o  Nordeste e Minas Gerais.Grande parte do Brasil revoltando-se contra São Paulo que com Minas havia garantido a dominação daqueles estados desde a proclamação da República. Vargas ,presidente do Rio Grande do Sul derrotado em 1929  pela força da corrupção a Primeira República  liderou o movimento .Parece mentira que um estado pobre como o gaúcho pode enfrentar a riqueza paulista ,com o café na liderança da economia brasileira.

A marcha do Sul em direção ao Rio de Janeiro por trem foi imbatível.Em poucos dias o Rio foi tomado e com ele o governo da nação.   As imagens da época são fortes nem precisam de texto.




A REVOLUÇÃO TEM INICIO EM PORTO ALEGRE 







MANIFESTAÇÃO NA PRAÇA DANTE 

MENINOS ESPERAM NOTICIAS DA REVOLUÇÃO EM FRENTE AO CINEMA  CENTRAL
CAXIAS











A revolução de 30 em Alfredo Chaves( Veranópolis)


Passeata da vitória em Alfredo Chaves.


Getúlio Vargas o líder do Movimento de

Nenhum comentário:

Postar um comentário