sábado, 24 de maio de 2014

LEMBRANÇAS DE FESTA DA UVA DE 1937




Há Festas de Uva e festas da uva, ou seja, as boas e as más, as maiores e as menores. Uma das grandes festas parece ter sido a 1937. A Comissão organizadora cuidou de tudo ,inclusive de um maravilhoso álbum alusivo ao evento que encanta até hoje. Outra festa perfeita  foi a 1950 cujo álbum alusivo foi junto com o 75º Aniversário da Imigração Italiana,que se tornou fonte indispensável para a história regional. 
É incrível que as festas atuais nunca tenham se preocupado com a permanência e com a lembrança.Isso só se consegue com fontes. Os filmes e as fotos que são necessários  mas é preciso que seja feito algo maior e duradouro, que só as fontes impressas proporcionam. Incrível que nem na Internet (que é o mundo virtual) haja algo de permanente sobre a memória das festas. As coisas dispersas e fugidias geram lembranças truncadas e vazias.


            Voltando a 1937, o Brasil vivia momentos de euforia, pois se julgava que logo a democracia seria restabelecida, afinal estava mudando. Havia uma nova constituição que garantia o voto feminino.Em 10 d e novembro tudo mudaria e nova fase de ditadura seria instalada., com o Estado Novo (1937-1945),mas  no começo daquele ano ninguém poderia imaginar.Dois anos depois seria a vez da Segunda Guerra (1939-45) que iria  se abater sobre o mundo e a região ,mudando as suas  relações dela com o Brasil. Foi muito sério para a Festa da Uva que foi proibida só voltando a ocorrer treze anos depois.O prefeito de então era Dante Marcucci que gozava da confiança tento da população como do governo estadual e federal.


A comissão da Festa  resolveu marcar o evento com uma magnífica publicação. A comissão então chamada de Comissariado era composta pelo que havia de melhor na cidade: Ottoni Mingheli, Joaquim Pedro Lisboa, Adelino Sassi, Emilio Michelon ,Celeste Gobbato e Arthur Rossarola.




As imagens que restaram revelam grande envolvimento da população, pois todas as atividades, desde a exposição até os desfiles se concentravam na Praça Dante. É incrível como as coisas passam ,mesmos as importantes,o que resta são migalhas que os historiadores acumulam e formam outra história.Nada revive o passado,apenas é  recriado diante de indícios. 




Os enormes pavilhões tomaram a  Praça toda, a cidade se reconstruía para a Festa. .As  três  princesas e a rainha Odila Zatti enfeitaram a Festa com sua beleza.Tudo decorreu dentro do esperado com visitantes de todo o Brasil , cuja presença foi registrada em fotos. As imagens que restaram  não são suficientes para revelar  o que foi a Festa que ficou na memória dos antigos como a melhor já havida.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário