sexta-feira, 5 de setembro de 2014

(DES)CAMINHOS DA DEMOCRACIA : 100 ANOS DE POLÍTICA


 


QUANDO COMEÇOU

Em 13 de fevereiro de 1909 Afonso Pena   governava o Brasil. O  presidente  havia sido governador de Minas Gerais.Foi o primeiro mineiro  a governar o Brasil, no acordo pela  divisão  de poder estabelecida entre os dois mais importantes estados da Federação :São Paulo e Minas Gerais .Acordo que mais tarde seria conhecido como “ política café com leite’.O Presidente Tico Tico  apelido   por ser baixinho de  Pena   era incansável na labuta política. Foi o6º presidente brasileiro eleito por   288.285 votos ,sendo o  primeiro a morrer no cargo.Ao que se sabe,  foi o único que literalmente morreu de tanto trabalhar. Acometido de pneumonia continuou com suas atividades ,falecendo  em14 de junho de 1909 .  Governou apenas  2 anos e 7 meses  Ele tinha  substituído na presidência Rodrigues Alves os quais com Prudente de Morais  e Campos Sales  senhores paulistas do café  e com  Marechal Deodoro da Fonseca  tinham  posto fim  ao regime monárquico no Brasil.Seu sucessor foi o vice-presidente Nilo Peçanha ,natural de Campos no Rio de Janeiro  uma espécie de Itamar Franco , que governou poucomais de um ano completando o mandato de Pena.
            A República foi proclamada através de um golpe militar, tendo como líder o chefe do estado maior de então O Marechal Deodoro da Fonseca. O imperador custou a resolver o problema da escravidão procrastinando sua solução. Além disso, se desentendera com o exército na chamada questão militar e com a Igreja na  questão religiosa.Com a abolição da escravatura perdeu o apoio das oligarquias paulistas que julgaram que era chegada a sua  hora de governar.
    Lutas se sucederam com a chegada da republica que não  era desejada nem conhecida pelo povo.  Conflitos como Canudos ,  a Revolução Federalista no Rio Grande do Sul , a revolta do Constestado  e tantas outras   revelaram a fragilidade do novo regime.
    Em Caxias várias revoltas ocorreram  como reação à nova ordem política .Os Intendentes eram nomeados pelo governo estadual e alguns foram obrigados a renunciar. Lutas se travaram entre maçons e católicos, mas em 1909 quando o Correio Riograndense  foi fundado (então chamado  La Libertá  e logo após  Il Colono Italiano ) a paz havia se instalado .Outros jornais haviam sido criados antes ligados à Igreja e ao Partido Republicano Riograndense.  Então o intendente municipal de Caxias era Vicente Rovea   rico  comerciante ,o primeiro italiano de origem a governar um  município do Rio Grande do Sul.
  Mas a República era frágil em sua estrutura, e dominada pela oligarquia agrária não avançou para a industrialização . Quando o poder tem dono o povo  dele é excluído .Assim em lugar de  uma democracia se  instituiu um  governo oligárquico que governava  para  dele se servir e  não para servir a nação  Sem a participação do povo não há  e não pode haver democracia.


 BALANÇO GERAL

Números são eloqüentes e podem falar. Se uma imagem vale mil palavras, os números valem mil imagens. De 1909 a 2009 sete golpes derrubaram presidentes do Brasil. Foram em número de trinta e cinco os mandatos dos presidentes que governaram o Brasil de 1891 até hoje. Destes 21 foram eleitos e 14 foram postos no poder sem o voto direto. Alguns tiveram mandato duplo sem terem sido eleitos e cinco foram reeleitos. Três foram eleitos, mas não governaram quer por morte (como Tancredo) quer por deposição domo Júlio Prestes e nada menos do que sete dos eleitos foram depostos do poder. O presidente que governou mais tempo foi Vargas  e o que governaram menos tempo foram Tancredo Neves e Júlio Prestes que apesar de eleitos não chegaram a assumir. O balanço não parece favorável à democracia.
Entre eleitos e não eleitos nada menos  que quatorze presidentes  eram militares de carreira. Althusser ao tratar da questão dos aparelhos ideológicos afirma que o principal aparelho repressivo do Estado é o exército. No Brasil o exército inúmeras vezes tem tomado o poder dirigente. Assim de aparelho repressivo se torna poder dirigente, o que pode ser uma tese interessante para entender os (des)caminhos da política   no Brasil. Mal comparando seria o mesmo que o cão encarregado de cuidar de uma  casa comercial se tornasse  seu dono , substituindo o proprietário deposto por ele.
Nos Estados Unidos  há uma única constituição que  vigora desde 1787  com algumas emendas e o  que mais importante sendo respeitada pelos poderes da República e pelo povo americano. No Brasil há leis demais, mudanças demais e pouco respeito a suas determinações. As constituições historicamente foram  sujeitas  a mudanças  extemporâneas  ao sabor dos golpes contra a democracia e  a um continuado  desrespeito, tanto por parte dos  poderes como do povo.
Assim as constituições se sucederam ao sabor dos golpes . A constituição de 1891 que instalou um estado federativo, separando a Igreja do Estado. A Constituição de 1934 validou o golpe de 1930, a de 1937 que validou a ditadura do Estado Novo, e o Estado unitário. A constituição de   1946  instituiu  a democracia ,com sufrágio quase universal e poderes autônomos .Para validar o golpe de 1964 se instaura a  Constituição de 1967 . Ela  nega a democracia,  concentrando os   poderes no Poder Executivo  e na União, em detrimento  dos outros poderes ,e que garantiu o terror  através da  doutrina de  Segurança Nacional; a Emenda constitucional de 1969 é  na verdade  nova constituição que incorporou a Lei Maior o AI5 (Ato Institucional número 5) que terminou com os direitos civis dos brasileiros .A constituição de 1988  retomou aos pontos essenciais da cidadania e dos direitos sociais,mas com atraso,  num  mundo mutante com  a globalização em marcha e para a  qual   os direitos sociais não passam de  entulho democrático.

 HERANÇA COLONIAL

            A história pode explicar alguns fatos, um deles é que   a planta exótica da democracia não faz parte da herança colonial portuguesa. A democracia não nasceu em Portugal,o governo de Salazar (1933-1974 ) revela  como a democracia custou a chegar na antiga Metrópole brasileira,mantendo os mesmos princípios  do nacional socialismo italianos e alemão até o inicio do último quartel do século XX. A democracia é uma criação norte americana. A Estátua da Liberdade doada pela França para  marcar  as comemorações do   centenário da Declaração da Independência  ( 1776) dos Estados Unidos que afirma pela primeira vez que "todos os homens foram criados iguais, foram dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, que entre estes estão a vida, a liberdade e a busca da felicidade. “ Conferindo dessa forma  a  nacionalidade da democracia. Quando em 1787 proclamaram  em sua constituição  uma nova entidade o povo, em  sua introdução  revela que “nós, o povo dos Estados Unidos, a fim de formar uma União mais perfeita, estabelecer a justiça, assegurar a tranqüilidade interna, prover a defesa comum, promover o bem-estar geral, e garantir para nós e para os nossos descendentes os benefícios da Liberdade”.
Os pais da Liberdade  tem  vilipendiado  e negado liberdade  de outros povos. Como aconteceu na Coréia, no Vietname ,no Iraque para citar alguns atentados contra ela , tem dado  como justificativa o direito que eles sobre  a democracia  em  outros lugares , donos  que são não só da   Estátua como da ideia de liberdade .
A Revolução Francesa (1789 ) chegou mais tarde com a  Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão, sendo  usadas  as mesmas palavras que  as dos  americanos reafirmando que   “os homens nascem e são livres e iguais em direitos “  e que a “liberdade consiste em poder fazer tudo que não prejudique o próximo.” Apesar das palavras escritas sobre liberdade e igualdade os povos  civilizados em suas ações tem dominado os diferentes , continuando  até o final do século XX  a explorar os possuidores de culturas mas não da civilização européia.
o Brasil recebeu de Portugal como herança: uma máquina burocrática pesadíssima,  castas  distanciadas umas das outras ,  total  domínio das oligarquias agrárias  e alguns monarcas. Mas a maior e a mais séria herança foi a escravidão dos nativos e a dos africanos. Um dos grandes negócios da Metrópole, pela qual alguns comerciantes de carne humana receberam títulos de pequena nobreza, já que a  grande  nobreza  era a do sangue e a  da terra.. 
Com o instituto da escravidão não há democracia possível. Assim por 400 anos o Brasil viveu com a carga da sua herança colonial. A adoção da escravidão atrasou a democracia, pois aquela partia- do pressuposto que alguns homens eram mais iguais que outros, da mesma forma os direitos dos iguais se sobrepunham aos direitos dos diferentes. Os povos escravizados não estavam organizados em estados e sua  cultura e seus direitos não eram reconhecidos pelos civilizados
Uma sociedade assim se permitia expor índios vivos como a maior atração da Exposição Antropológica Brasileira realizada no Rio de Janeiro, em 29 de julho de 1882. Os visitantes podiam se divertir observando as atividades de uma taba indígena de índios botocudos O Brasil imitava  a França que em  sua Exposição Universal de 1878, mostrara  aos visitantes seres exóticos de tribos africanas. Um zoológico humano funcionou entre 1877 e 1891 no Jardim da Aclimação. Os civilizados podiam se divertir com os não civilizados. A diferença cultural  garantia  a sua dominação e a sua escravização. Com escravos não pode haver democracia.
Foram necessários anos de lutas, fugas, mortes, quilombos e zumbis para a conquista da liberdade. Mas a liberdade dos escravos  foi  conquista  recente apenas 131 anos. Sem liberdade  de todos não há  democracia. A democracia brasileira custou a vicejar por falta de liberdade. Mas só a liberdade não basta. Para que haja democracia é preciso a igualdade de direitos.  Se a liberdade é  conquista recente , o que dizer da igualdade  de direitos  que ainda não  foi conquistada?
Os direitos dos analfabetos está completando a maioridade. O direito das mulheres completa 48 anos .Os outros direitos de  morar , de comer , de vestir., de educação e de saúde  para todos  quando virão? Sem igualdade de direitos não há democracia.

  QUANTOS GOLPES  

O Brasil é o país dos golpes, militares ou não pois,nem  sempre a ditadura vem   de farda.Golpes nem sempre são contra o Estado  e suas instituições , podem  Sr dados contra o povo. O massacre de Canudos foi protagonizado pelo civil Prudente de Morais ,como se os seguidores do Conselheiro fossem  traidores da pátria republicana. Campos Sales outro paulista amordaçou o Congresso impedindo sua ação, pressionando os congressistas para conseguir seus propósitos. Rodrigues Alves implantou o poder dos burocratas, dando poderes aos sanitaristas e engenheiros par a atacar  o povo e higienizá-lo à força, obrigando o povo a migrar para os morros.
O marechal Hermes da Fonseca instalou a violência no governo perseguindo inimigos políticos e cassando  os presidentes dos estados federativos,negando  direitos aos  sublevados  da Revolta da  Chibata que exigiam o fim do  castigo  que continuava a ser aplicado  contra os marinheiros.
  Os tenentes  após 1922 buscaram o saneamento da república,onde vigorava  o voto a descoberto e o domínio dos coronéis Lutam  pelo voto secreto  e pelo sufrágio universal.Os direitos continuam limitados se antes eram os escravos os excluídos , agora eram os  pobres,  as mulheres e os  analfabetos . Sem  direitos  iguais não há nem pode haver democracia.


Revoltas  e golpes 1891 2010

Revoltas do cangaço 1876-1938
Revolta da Armada 1893-94
Revolução Federalista 1893-95
Guerra de Canudos 1893-97
Revolta da vacina-1904
Revolta da Chibata 1910-11
Guerra do Contestado-1912-16
Sedição de Juazeiro1914
Revoltas tenentistas 1922-1930
Revolução Libertadora 1923
Revolução de 1930

Revolta integralista de 1938
Deposição de Vargas 1946
Renuncia de Janio Quadros 1961
Golpe do parlamentarismo 1961
Deposição de Jango1964
Revolução de 1964-88
AI5 1968
Guerrilha do Araguaia 1972-73
Guerrilha de Iguape 1069-72
Imposição de Tancredo 1985
Deposição de Collor 1992




A República  começou com  um golpe militar que acabou com o Império Brasileiro desde então eles se  tem  repetido num conjunto desarticulado de sístoles e diástoles, de aberturas e  de fechamentos.. Às vezes são considerados como reações aos excessos da liberdade, contra os quais os golpes oferecem a tranquilidade da ditadura, nas quais as liberdades são substituídas pelos silêncios. Como se a democracia pudesse viver de qualificativos e a liberdade de limitações. De revolta em revolta ( vide Box) viveu a Primeira República  o país em constante sobressalto pelos levantes  militares  obrigando o presidente Arthur Bernardes  a governar sob estado de sítio.
Rico em revoltas o período foi o domínio dos oligarcas agrícolas. A dependência econômica se acentua tudo se importa. O Brasil se atrasa no contexto mundial.
A NOVA ERA
A vitória da Revolução de 30 pôs fim à política café com leite colocando no poder os principais líderes tenentistas. As mudanças sociais pelas quais o povo lutava nos últimos 50 anos foram o paulatinamente implantadas por Vargas à  frente da junta governativa .Foram os direitos trabalhistas como o 13° salário, a aposentaria, as  pensões por doença e invalidez, as férias remuneradas , licença gestante  foram algumas das leis implantadas por Vargas  , a revelia da burguesia brasileira . Com as conquistas sociais vem a ressaca democrática, e os operários deixam de reivindicar. Os partidos políticos são extintos São queimados os símbolos da federação o Brasil se torna um Estado unitário.Vargas governa com o povo, dando inicio ao populismo,uma das marcas do Brasil moderno.
O Estado Novo (1937-1945) foi uma espécie de despotismo avançado. O Estado consolidou as leis sociais (CLT) e investiu pesado na industrialização criando as indústrias básicas que a burguesia brasileira   se recusara  fundar.Fábricas de vidro plano ,de papel , a industria siderúrgica nacional e outras tantas,o Brasil avança rumo ao futuro.Algumas revoltas ocorrem como intentona comunista, a intentona integralista, a revolta de Lampião logo são debeladas e a Grande Guerra encontra o Brasil em paz.
A Segunda Guerra (1939-45) obrigou  o governo a mudar o rumo ,  o   investimento vai para a indústria bélica , as lutas já não são contra os comunistas (aliados do Brasil na Guerra )mas  contra os estrangeiros que como imigrantes  povoaram o Brasil e melhoraram sua produção agrícola. Alemães, japoneses e italianos antes considerados morigerados trabalhadores transmudam-se em inimigos da pátria. Os agricultores e empresários tornam-se os representantes do Eixo no Brasil, ou seja, os novos inimigos. Foi um período conturbado  para a  região colonial italiana  onde o esforço de guerra se sobrepôs à influência fascista que se fazia sentir desde 1922.
Com o fim da Guerra cai Vargas e com ele o empresariado nacional. A era da globalização se aproxima.















Algumas Leis de Vargas

Legalização dos sindicatos (Decreto nº 19.779/março de 1931);
 Instituição das carteiras profissionais (Decreto nº 21.175/março de 1932);
 Regulamentação da jornada de trabalho (1932);
 Regulamentação das condições do trabalho feminino (1932);
Instituição da convenção coletiva de trabalho (1932);
 Regulamentação do trabalho de menores (1932);
Regulamentação de férias (1933); a instituição do Salário Mínimo (1940); a Consolidação das Leis do Trabalho (1943) ;
Instituto dos Serviços Sociais do Brasil (1943);
 Institutos previdenciários (1953).





A REDEMOCRATIZAÇÃO (1946-64)

Com a redemocratização e o fim da Segunda Guerra os brasileiros voltam a reivindicar.A constituição de 1946 abre o Brasil para as empresas internacionais .Dutra, general e presidente eleito   soterra a liberdade cassando os representantes  eleitos  e o próprio Partido Comunista Brasileiro(PCB)

A volta do Getúlio Vargas ao poder encontra o Brasil endividado e aberto aos interesses externos. Funda a Petrobrás e a Eletrobrás mas um golpe tenta derrubá-lo, sem alternativa ele se suicida.
Juscelino Kubitschek importa a indústria automobilística internacional e aumenta a dependência brasileira pelas dívidas ,com a construção de Brasília .Seu Plano de Metas é a volta à subordinação da política café com leite ao capital externo.
 Logo é a vez de Jânio Quadros que após 7 meses de um governo demagógico renuncia. Com sua renuncia assume o vice João Goulart, que começou e terminou sob o signo do golpe.Para poder assumir teve de aceitar a  emenda parlamentarista,um golpe imposto pelos militares ao Congresso. No Sul o governador Brizola reage com a Campanha pela Legalidade . Mas o golpe a Constituição de 46 tinha sido dado, e outros viriam. Logo vem o fim do parlamentarismo e das reformas de base. Sob o pretexto de ser comunista Jango  e ajudar a subversão Jango foi derrubado pelo Exército em 1964.
O GOLPE DE 1964
Os governos de H:A.Castelo Branco a J.B. Figueiredo  ou seja de 1964 a 1985 foram regidos  pelos   Atos Institucionais (AI) ,  que foram os   mecanismos encontrados para legalizar o arbítrio  dos atos da ditadura .Sua validade era indeterminada e seu poder irrecorivel . Em outras palavras era o poder dos vencedores sobre a vencida constituição de 1946.Sob o ponto devista político foi obscurantista.
Durante  os  vinte quatro anos do regime de excecção que termina apeas em 1988,com a nova constituição ,  foram decretados 17 atos institucionais e na da menos que 104 atos complementares,o que significa que para cada ato ilegal que deveria ser cometido uma nova lei era promulgada .Do AI1 ao AI17 tudo se modificou na legislação nacional , Desde o fim dos partidos políticos à decretação   da pena de morte  apenas para crimes políticos ,tudo foi validado ao arrepio da leis antes vigentes.
O maior ato de arbitrio foi o AI5,promulgado em 13 de dezembro  de 1968 que permitiu a prisão de pessoas sem  culpa  firmada e negou o instituto do habeas corpus,legalizando as prisões ilegais.O golpe sobre os direitos civis foi tamanho que provocou como reação o inicio das   guerilhas urbana e  rural, com roubos e sequestros para salvar prisoneiros e alertar os paises democraticos do que aqui acontecia.
Nesse periodo negro em que o Estado luta contra a Nação ou seja o governo contra o povo ,papel fundamental teve a Igreja Católica  e alguns pastores e rabinos  que se tornaram as únicas vozes num mar de silêncio,
 O grande objeto de perseguição foi  o comunismo, entidade maligna que para debela-la tudo deveria ser permitido Dai a busca destes seres naléficos desigandos como subversivos ,quando subsversivas à normalidade democrática eram os atos de execeção legais.A grande bandeira foi o fim da corrupção e o da inflação, o grande lema   Brasil Ame-o ou deixei-o.A grande fraude a estrada transamazônica,que levava do nada a lugar nenhum.mas servia aos propósitos do governo.
No estreito espaço deste ensaio não é possível tratar da ação  econômica , que abriu as portas do Outra foi  sua  ação econômica notadamente modernizadora.
Brasil à globalização e mudou o modelo de substituições de importações inaugurado por Vargas. Tratava-se de importar empresas e capitais e ampliar a enpresa nacional necessárias à complementação das atividades econômicas daquelas , uma atividade subalterna pois dependia da  produção  de terceiros .A mudança afetou a economia regional que passou a produzir carrocerias para os grandes grupos que produzem motores e chassis.


ENFIM A DEMOCRACIA?

Depois da campanha das Diretas já  iniciada por Teotônio Villela em 1983  e encampada pelas lideranças do MDB  que levou o povo às ruas , depois do fim do Milagre Brasileiro iniciado no governo Médici e abortado no de Geisel , depois dos assassinatos de Herzog e Fiel Filho nas dependências do II Exército . Foi preciso muito para finalmente os brasileiros se revoltar.
Depois da eleição e a morte de Tancredo, do golpe branco de Sarnei  quando deixou a direção da ARENA para se tornar a estrela guia do PMDB tudo  se tornou  possível. Assim votou-se a Constituição de 1988, feita pelo Congresso que se transmudou em Constituinte e se elegeu Collor que pouco tempo sofreu um golpe do Congresso, teve de renunciar para não ser deposto
Mal havia sido votada a Constituição Cidadã passou a ser violada, com reformas constitucionais sem a constituinte, com as medidas provisórias, com atos de arbítrio do executivo, golpes contra a economia popular como a cassação das poupanças. Foram tantos planos econômicos como: o Cruzeiro , o Cruzeiro Novo,o Cruzado  e o Cruzado Novo e enfim o Real  e alguns reais novos  dos quais ninguém falou e  logo  esquecidos , mas que atentaram contra a economia popular..
O futuro a história pertence, ainda que Fukyama tenha negado sua existência , fruto do tempo ela transforma o homem e inexoravelmente  o mata.O homem vive um tempo  e uma história.O mesmo ocorre  com o Brasil ,  que em tempos de globalização não pode ser pensado como uma ilha e os problemas transmigram com a velocidade da luz.  Tempos em que mundo virtual entra através da tela do computador e onde a Internet, local de comunicação instantânea onde fatos que antes podiam ser escondidos são lançados ao mundo virtual.
Muito tem se falado nos erros da democracia. Há numerosos viúvos e viúvas da ditadura.  Mas a democracia não erra, são os homens que erram. Falar mal de um conceito é fácil,  difícil é torná-lo real. Na prática o que se em visto é o fim do nacionalismo, a formação do homem unidimensional, ( previsto por Marcuse) sem ideologias,  com os valores do consumo e a ética do capitalismo.
Pode-se estabelecer as causas dos problemas e até propor soluções. Mas o analista social  não tem os dons da profecia. Em geral  o futuro traz soluções diferentes daqueles pelas quais  se lutou.Os ideais   morrem com as gerações, o futuro os ideais serão outros  perseguidos por outro  homens .
Em relação ao Brasil há urgência nas transformações. A principal  a mudança de postura política, deixando   de acreditar no  poder dirigente como forma de servir-se  mas como forma de servir a Nação .Há urgência em mudanças ( e não reformas ) no três poderes , que deveriam ser  submetidos a vigilância popular .O judiciário deveria ser transformado em tribunal contra os crimes cometidos pelos poderes contra o povo e não encontrar formas minimizar e  acobertar os crimes políticos .O  executivo deveria aceitar a independência do legislativo  evitando a corromper  os parlamentares .Por sua vez o legislativo  deve  procurar meios de legitimar suas ações, e não apenas em legalizar seus privilégios. Quem sabe a solução não esteja diante dos olhos dos brasileiros. A república brasileira tem sido a dos “bacharéis ‘não estaria na hora de estudar o modelo americano onde parte do poder judiciário eleito? Não estaria na hora de buscar a reforma política, com severas diretrizes contra os infratores que conseguem enlamear a Política e até a democracia.  Basta analisar o  modelo americano de justiça,onde muitos dos cargos são escolhidos por eleição . 
Muitos dos problemas políticos são de formação moral. A escolha correta dos representantes é fundamental . O eleitor que se deixa corromper com venda de seu voto não pode cobrar de seu representante a ética que não possui.
Mas há mais do que mudanças políticas. Deve haver mudanças sociais profundas sem as quais não pode haver democracia entre elas: a igualdade de direitos para todos e a justiça  liberdade para o povo. A impunidade decorre de direitos desiguais diante da lei O acesso a saúde, a educação  e  aos direitos mínimos para o homem ,que Platão  há  mais de 2  mil anos  julgava fundamental  o direito de se alimentar , de se vestir e demorar. Apenas conquistando-os será conquistada a democracia. 


Hoje as empresas nacionais estão deixando de existir, onde politicamente correto é governar sem oposição manipulando parlamentares , deputados e vereadores.Onde a ideia de nação e de nacionalismo são taxadas de retrogradas..
 Tempos em que a vida não tem valor e  nos quais ciência propõe contravenções sendo  aplaudida pela maioria. Hoje  governar é servir-se  de todos os expedientes para dividendos políticos e  ser  servil é considerado politicamente  correto.Tempos negros em que para  procurar a verdade é preciso de CPI ,  nos quais  os parlamentares e governantes corruptos  continuam governando e aqueles que os acusam são tratados como  inventores de teorias conspiratórias,sendo alguns até mortos de forma “acidental’, nome dado aos crimes políticos.Nos quais  se mata o outro, em nome da liberdade da qual se afirma  dono.
Creio que dizer a verdade se tornou uma conspiração e enganar o politicamente correto.
Servir-se  do poder público para benefício próprio tornou-se a grande meta de muitos políticos nacionais, marcados pela  falta de seriedade política,mudando de partido como quem muda de roupa,  Onde a liberdade democrática serve para acobertar a corrupção. 
Marcuse há muitos anos escreveu o homem, quena sociedade de consumo se tornaria unidimensional. Um homem sem posições políticas, um homem sem posições ideológicas a serviço da economia e de  seus próprios  interesses. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário