quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

A ALEGRIA DA DEMOCRACIA . HISTÓRIA NA PRAÇA (6)

Caxias do Sul  em 1945
.
Nem só de ataques aos comunistas viveu a Praça.Houve também  momentos de euforia democrática .O problema parece residir no fato de que o ódio tem rendido mais eventos que o amor. Fazendo um cômputo dos bons e maus momentos ganham os maus. Uma lástima!
A democracia tem sido ao longo do tempo como o horizonte,quanto mais se caminha em direção a ele mais afastado fica Ou seja um trabalho de Sísifo. Põe  Sísifo nisso.
Quando Berlim foi  tomada em 7 de maio de 1945,os defensores dos Aliados deliraram. AS irmãs de São José eram em geral pró Aliados. Os padres variavam de posição,havia os do Eixo e os pró Aliados. Esses últimos  tiveram problemas com as alianças esdrúxulas firmadas entre Roosevelt e Stalin.lembro-me de quando nos deram na  sala de aula a noticia da queda de Berlim.Só os capuchinhos era a favor de um estado forte, seja ele qual fosse,tanto o fascista ,como o Estado Novo.Gostos!
Na Prça ocorru uma mega manifestação pela vitória .Discursos, foguetes,parecia que Caxias havia ganho a Guerra sózinha Vários oradores falaram no alto da Catedral Na noite do dia 7 novo comício  na Praça ,comunistas  e não comunistas unidos em festas populares .No dia seguinte 8  de maio de 1945 , considerado como o Dia da Vitória foi declarado feriado nacional ,houve desfiles da vitória na  Praça. Não há imagens destas comemorações. Naqueles tempos as fotografias eram poucas.  E caras. Os jornais não tinham condições  econômicas para muitas imagens. Estive presente nas comemorações da manhã do dia sete e do desfile do dia oito,naqueles tempos vigia o espírito cívico .
A Praça renovada em 1945

As festividades foram realizadas também  em Flores das Cunha ,em Antônio Prado ,Bento Gonçalves e Garibaldi.   As solenidades foram promovidas pelo exército e pelos poderes públicos e alunos e professores municipais e estaduais. O povo não se envolveu de forma direta ,foi apenas envolvido pelos poderes constituídos.
Caxias tinha um população de cerca de 50 mil habitantes  e sua área era de apenas  849 km2. Não existiam os espigões  de cimento. ,anda era uma cidade de madeira  e cerca de 40% da população vivia na zona rural. Os distritos serranos de São Francisco de Paula ainda não tinham sido anexados. Na Praça ainda se podia ler a inscrição  sob o monumento de de Dant Alighieri
I Caxiense per onorare l’altissimo Poeta.
E foi a Praça o centro de todas as comeorações

Manchete do jornal O m)Omento sobre os acontecimentos do Dia da Vitória

Primeira página do jornal  semanal O Momento


Nenhum comentário:

Postar um comentário