terça-feira, 22 de maio de 2012





FORQUETA LEMBRANÇAS



Foto da passagem sobre a ferrovia. Forqueta 2012 .Foto das alunas do Ponto de Cultura Costurando Sonhos 

:
                       
            Nasci em Forqueta e durante alguns anos frequentei a pequena capela de Santo Antônio nos domingos de tarde. Eu e minha babá Lourdes éramos mandadas para o terço nas tardes de domingo.  Na verdade era rezado o rosário, ou seja, três terços com os três mistérios (gozosos dolorosos e luminosos). Como eram longas aquelas tardes. Na Capela só mulheres e crianças. Não me lembro de quem puxava o terço (dizia-se assim mesmo puxar o rosário. Para completar havia as ladainhas de Nossa Senhora em latim. Era um não acabar de Mater Dololorata  e Virgo Sapientíssima .  Era um sacrifício ( como ser crucificado) tremendo para uma criança de menos de 5 anos.
Naqueles tempos os homens não frequentavam a capela. Só nos dias de festa, quando havia missa e nas festas do padroeiro quando se encarregavam de assar o churrasco. Não tenho lembrança nem do jogo de bochas, nem de bodega junto a capela. Então o lazer masculino era na bodega de Joaquim Slomp que não abria nos domingos. Nesse dia os homens se reuniam no Clube União Forquetense onde só os homens jogavam bocha e cartas. Havia duas casas  de madeira ao lado da capela .  A sua direita ficava a de  Dona Palma Franciosi e  a esquerda a de Dona Vitória Onzi. A primeira uma dama, sempre bem arrumada mulher do dono da serraria que depois se mudou para Porto Alegre. A segunda uma alegre viúva que trabalhava como operária na Cooperativa V.V. Forqueta ,na seção de lavagem de garrafas de garrafas. Eram muitas as moças e senhoras que lá trabalhavam.
Capela de Santo Antônio em Monte dei Becchi  .2ª Légua . Muito parecida com a antiga capela de Forqueta só que era marrom.  Foto da autora 2011

O Clube Clube União Forquetense era um enorme prédio de madeira,muito parecido com o da escola. Creio que o carpinteiro que os construiu era o um só. Então havia bailes, poucos por ano e reunia apenas os sócios. Balada é coisa recente. Havia até  bailes de carnaval. Lembro que fui a um baile de carnaval infantil, num domingo a tarde  fantasiada de  camponesa .Vestia um  avental branco,uma saia de cetim  rosa,corpete preto e blusa branca. No cabelo trançado levava fitinhas coloridas. Lembro que um homem disse uma gracinha. Não gostei do jeito dele e lhe dei um pontapé na canela com toda a minha força. Fui xingada por ele de tirolesa braba.  Nós os Gróta  éramos conhecidos pela brabeza.
    Voltando à capela durante mais de trinta anos a capela recebia esporádicas visitas do pároco de Nova Vicenza, ou de alguns de seus coadjutores. A capela ficava fechada a maior parte do tempo. A Estação Forqueta crescia,mas  não a sua  capela.
Evento importante eram as Missões. Realizadas poucas vezes tinham um clima apocalipse.  cataclismo e de medo geral. Em geral quem faziam as missões  eram os freis , que buscavam implementar a fé  dos fiéis pelo terror do inferno. Pobres colonos cobertos de superstições  e de crendices populares,cujo maior pecado era a paixão pelo dinheiro .
. Havia confissões, bênçãos e pregações. Havia nelas um clima de inquisição.  Em algumas capelas como em São Vigilio e em São Martinho da 2ª légua  há  cruzes   que foram erguidas outrora   para marcar as missões  não em Forqueta. Assisti algumas das pregações, deram-me um medo tremendo.
Cruz em comemoração as Missões.São Virgílio da 2ª légua.Foto da autora  2011
           

Na capela de Santo Antônio  não eram realizados batizados, crismas, comunhão ou casamentos.Havia  poucas procissões,eu não me lembro de ter participado de alguma. . Mas vi foto de uma  delas.
 Os padres pouco ou nada apareciam. Mas para os enterros eles vinham. O velório era realizado na casa do falecido. Em geral com muita gente, café e alimentos  e durava a noite inteira.Se o morto fosse  importante vinha um sacerdote para acompanhar as exéquias.Naqueles tempos os mortos eram reverenciados.Visitei vários velórios na minha mais tenra infância. Um deles me marcou era um menina pequena, morta pelo grupe segundo disseram .
 A capela vazia , as mortes e as Missões me assombraram por muito tempo. Não  sei  se para tal assombro  há cura!


            

Nenhum comentário:

Postar um comentário