quarta-feira, 19 de outubro de 2011

AS MUITAS FACES DA PRAÇA

No tempo das mulas e dos quiosques

Nos tempos da feira :sem muros ou árvores
A praça central de Caxias  nem sempre foi a mesma. No decorrer do tempo teve vários nomes e várias funções. Mudou  de função e de forma  de acordo com as mudanças da cidade.
Tudo começou como um espaço central aberto, onde aos domingos eram realizadas as grandes feiras .Os agricultores  traziam os produtos da estação Os artesãos os artigos  que produziam Todos procuravam comprar e todos procuravam vender.Para  Fourier o comércio é forma de engano ,ou  seja “ a arte  comprar por três francos o que vale seis, e vender por seis francos o que vale três." Até os fins do século XIX não tinha nome , era apenas a  feira .No   começo do século XX foram construídos quiosques que a Intendência  alugava para particulares. Neles funcionavam moradias e casas de comércio. Nos domingos vinham os feirantes e o espaço era um  só movimento  comercial. Vendia-se de tudo:  produtos agrícolas; ferramentas,: doces, frutas ;verduras,móveis utensílios domésticos, Tudo o que era produzido na região era colocado a venda na Praça.


Em 1905 os primeiros quiosques
Em 1910 a Intendência promove na praça  festa pela chegada do trem e pela elevação da Vila à cidade.  Em 1915 ,com Penna de Moraes, ganhou nome e a estátua do Poeta.Foi cercada e nela plantadas casuarinas .Aos poucos os contratos com os comerciantes que exploravam os quiosques se vencem  e não são renovados. Apenas um café continua funcionando para a alegria dos funcionários públicos (lembrem a Intendência era na Praça)
Movimento contra a emancipação de Nova Trento
.Em 1922 há festas pelo Centenário da Independência do Brasil ,o monumento da Estátua da Liberdade é erigido e inaugurado.No ano seguinte   um movimento de repúdio pela  emancipação de Nova Trento reúne as figuras mais importantes de então.Ainda assim Nova Trento com o nome de Flores da Cunha se liberta  .
A Praça murada 1912-1924
 Em 1924 , com Celeste Gobbato a Praça deixa de ser murada e ganha novo traçado : maçônico sagrado. (vide planta  neste blog .)

Em 1932 a Praça Dante sedia a Festa da Uva,antes realizada no Quartel .

Nacionalistas mudam o nome da Praça 1943
 Em 1943 a cidade ganha movimento  dos nacionalistas caxienses contra os italianos e o fascismo .A parte da  população num assomo nacionalismo, p  toma de assalto a Praça ,retira as placas  e  lhe dá o nome de   Rui Barbosa.São mudados os nomes das ruas e roubadas as placas que homenageavam  o poeta Dante.
Enfim a praça vai  se transformando.São   mudanças econômicas e políticas..  A Praça tem muitas histórias e muitos os fatos históricos que nela se passaram.

Mudanças na Praça .O fim da feira

Década de 20 Praça sem muros . Novidades: os carros


Nenhum comentário:

Postar um comentário