No tempo das mulas e dos quiosques |
Nos tempos da feira :sem muros ou árvores |
A praça central de Caxias nem sempre foi a mesma. No decorrer do tempo teve vários nomes e várias funções. Mudou de função e de forma de acordo com as mudanças da cidade.
Tudo começou como um espaço central aberto, onde aos domingos eram realizadas as grandes feiras .Os agricultores traziam os produtos da estação Os artesãos os artigos que produziam Todos procuravam comprar e todos procuravam vender.Para Fourier o comércio é forma de engano ,ou seja “ a arte comprar por três francos o que vale seis, e vender por seis francos o que vale três." Até os fins do século XIX não tinha nome , era apenas a feira .No começo do século XX foram construídos quiosques que a Intendência alugava para particulares. Neles funcionavam moradias e casas de comércio. Nos domingos vinham os feirantes e o espaço era um só movimento comercial. Vendia-se de tudo: produtos agrícolas; ferramentas,: doces, frutas ;verduras,móveis utensílios domésticos, Tudo o que era produzido na região era colocado a venda na Praça.
Em 1905 os primeiros quiosques |
Em 1910 a Intendência promove na praça festa pela chegada do trem e pela elevação da Vila à cidade. Em 1915 ,com Penna de Moraes, ganhou nome e a estátua do Poeta.Foi cercada e nela plantadas casuarinas .Aos poucos os contratos com os comerciantes que exploravam os quiosques se vencem e não são renovados. Apenas um café continua funcionando para a alegria dos funcionários públicos (lembrem a Intendência era na Praça)
Movimento contra a emancipação de Nova Trento |
.Em 1922 há festas pelo Centenário da Independência do Brasil ,o monumento da Estátua da Liberdade é erigido e inaugurado.No ano seguinte um movimento de repúdio pela emancipação de Nova Trento reúne as figuras mais importantes de então.Ainda assim Nova Trento com o nome de Flores da Cunha se liberta .
A Praça murada 1912-1924 |
Em 1924 , com Celeste Gobbato a Praça deixa de ser murada e ganha novo traçado : maçônico sagrado. (vide planta neste blog .)
Em 1932 a Praça Dante sedia a Festa da Uva,antes realizada no Quartel .
Nacionalistas mudam o nome da Praça 1943 |
Em 1943 a cidade ganha movimento dos nacionalistas caxienses contra os italianos e o fascismo .A parte da população num assomo nacionalismo, p toma de assalto a Praça ,retira as placas e lhe dá o nome de Rui Barbosa.São mudados os nomes das ruas e roubadas as placas que homenageavam o poeta Dante.
Enfim a praça vai se transformando.São mudanças econômicas e políticas.. A Praça tem muitas histórias e muitos os fatos históricos que nela se passaram.
Mudanças na Praça .O fim da feira |
Década de 20 Praça sem muros . Novidades: os carros |
Nenhum comentário:
Postar um comentário