quarta-feira, 5 de outubro de 2011

CASAS DE MADEIRA (4)




Hoje ..Mantendo a tradição .Casa Rech

Não é por acaso que o Brasil tem esse nome ,derivado  que é do pau-brasil. Madeira que os  guaranis a chamavam de  ibira pitanga(madeira vermelha).Os  cientistas pródigos em inventar nomes exóticos  deram-lhe o nome de Caesalpinia echinata.O vulgo a chamou de pau-brasil(de brasa, mora?) O Brasil  com nome de árvore,passou de  imagem  de paraiso perdido à sinônimo de destruição florestal.
Até a  história econômica  do Brasil  tem inicio com a exploração da fabulosa resina que tingiu de rubro os tecidos ingleses. Maravilha! Na empreitada brancos e índios se unem na derrubada das matas nativas de pau-brasil.. O que sobrou os canavierios terminaram queimando.A Mata Atlantica do Rio Grande do Norte ao Rio de Janeiro acabou.
Quando os imigrantes italianos chegaram ao Brasil  suas madeiras eram exploradas a  mais 375 anos ( desde 1500 ou antes).  Em São Paulo ,em 1838 ,as havia 53 serrarias.Em Minas Gerais,em 1850,  a  siderúrgica de Monlevade  já fabricava lâminas para serrarias. Já então fruto da Revolução Industrial as serrarias à vapor ,há muito havia substituído as  mecânicas para movimentar as  suas serras.
Mas, em 1875 , as matas que cobriam as  encostas do planalto meridional eram virgens. Nas maiores altitudes (cota de 600 m)  havia pinheirais  em profusão. Mas havia outras madeira nobres ( ditas delei) como : a canela, o cedro, o ângico, a péroba entre outras.  .Quando os colonos ocuparam as terras das colônias imperiais da chamada Serra Gaúcha, não tinham serrarias.  A serra e o facão foram os utensílios usados para cortar as árvores .Ao que tudo indica,  as  serrarias começaram a ser instaladas  na década de 1890, e,as primeiras serrarias à vapor após 1916.  Foi a partir desta data  que o desmatamento em massa  começou.
 Os troncos   derrubados  e as tabuas serradas eram  transportados pelo rio das Antas- Taquari abaixo ,na época das cheias.A madeira  era levada para Porto Alegre e dai para Buenos Aires.Com a chegada dos trens aumentou a exportação de madeiras. Diziam os antigos que metade das casas( barrotes e assoalhos ) de Buenos Aires eram provenientes das matas serranas. Verdade? Diziam,  que sim.
 As casas de madeira que caracterizaram a região colonial italiana das encostas do planalto meridional mudaram com o tempo. Ou melhor,  mudaram com o avanço tecnológico na produção da madeira.  Pelo uso da tecnologia é possível buscar  uma classificação  das casas de madeiras da região em quatro  tipos

Casas elaboradas do inicio do século XX

Casas rurais tomadas pela cidade



1.Casas  de madeira falquejada  de 1875 a 1884;com telhas de cerne de madeira de pinheiro ,já que telhas não havia na região.2.Casa de madeira serrada  de forma manual ou mecânica( ou locomóvel) de  1884-1916,com telhas de zinco ou de barro ,já que as olarias começaram a produzir  tijolos  e telhas.3. Casas de madeira  industrial  (à vapor e elétrica ) 1916-1970.4. Casa pré fabricadas , de  1970  em diante ,das quais a Madezatti foi a pioneira   , ou seja, no fabrico   em massa em casas populares.
Tais casas têm características próprias, tanto nos telhados , como nas aberturas e nos acabamentos. Os frisos dos telhados e as sacadas com balaustradas trabalhadas  são do segundo período.Os telhados e o acabamento das casas pré fabricadas são menos trabalhados e adotam um padrão comum. Seria um belo estudo : a evolução técnica e a destruição das matas,das quais hoje sobram apenas 4% .

 



Empresa Giacomet, hoje,
 mantendo o patrimônio regional

Nenhum comentário:

Postar um comentário