segunda-feira, 11 de junho de 2012


 CAMPANÁRIOS  PARA   FORQUETA  
Camapanário da matriz da paróquia de Santo Antônio na sombra . Forqueta.2012
c

                  
Mesmo campánario ao sol.2012


         A comunidade de Forqueta progrediu com  a abertura da Cooperativa em 1929,pois,   novos postos de trabalho foram criados. Ainda assim a paroquia não foi conseguida.   Durante mais de trinta anos a capela de Santo Antônio recebia esporádicas visitas do pároco de Nova Vicenza,ou de alguns de seus coadujtores.A capela ficava fechada a maior parte do tempo.A estação crescia e a capela não.As mulheres e as crianças nas tardes de domingo rezavam o rosário e as ladainhas .Os homens só iam a igreja nas festas que eram poucas , quando os padres apareciam.Outro evento importante eram as Missões.
            Não eram realizados casamentos ou batizados na capela de Santo Antônio. Batizados e casamentos eram realizados na Paróquia de São Vicente ou  na de Nossa Senhora de Caravágio, em Nova Vicenza(Farroupilha) ,Quando o morto era importante seu enterro  contava um sacerdote para acompanhar as exéquias.
Campanário singelo da capela de São Martinho 2ª Légua . 2012
            Foi na década de quarenta mais precisamente em l944 ,que os padres passionistas vieram para Forqueta.Seu objetivo era encontrar  um local para instalar seu seminário.Os passionistas estavam em Pinto Bandeira desde 1915.A Região Colonial era a que mais ofereci  vocações sacerdotais a Igreja do  Brasil.Dai  o interesse dos padres passionistas por Forqueta, por sua localização estratégica e pela estação ferroviária. .Depois de pesquisa demorada   encontraram um lugar ideal .Com mata ,açude pertencente à Jacob Gregoletto.   Ai construíram o seminário de São Paulo da Cruz. Logo o Seminário passou a contar com candidatos ao sacerdócio. Com os  sacerdotes passionistas tendo seu seminário pareceria lógico  que fosse criada uma paróquia na comunidade.
            Começou  outra  novela,teve  iniciou no década de quarenta e que terminou em  l954.Em 20 de agosto de 1944 , foi construída a nova Igreja que se destinava à Paróquia,que afinal não saiu.Forqueta tornou-se uma Capelania, ligada a  paróquia de Nossa Senhora de Caravágio (Farroupilha)   Muita luta foi necessária para conseguir a sede paroquial.  Os obstáculos para a sua criação  ,segundo  a memória dos habitantes mais antigos, foram criados pelo  pároco de Farroupilha ,Giácomo Bombardelli ,que não desejava a divisão do território de sua Paróquia .Tal divisão acarretaria  redução da  renda resultante do auferida do dizimo e  das  taxas cobradas  pelos serviços eclesiásticos.
Finalmente, em l8 de abril de 1954, foi criada a paróquia de Santo Antônio da Forqueta sendo mantido  o nome da antiga capela. Para entender a importância da criação paróquia para determinado lugar é preciso entender o  significado. 
 Paróquia para a Igreja Católica    é uma    região que engloba todos os fiéis daquele território .A paróquia seria comparável ao município em termos de divisão política brasileira. As capelas sua subdivisão , corresponderiam aos distritos dessa divisão . A Paróquia recebe  um sacerdote para  sua direção que toma o nome de pároco. Ambos as paróquia e pároco estão sujeitos a um bispo que dirige o Bispado (Estado?). Forqueta ao ser estaria elevada  a paróquia ficou responsável por  14 capelas.

   Nas paróquias  são exercidas as atividades próprias das unidades básicas da Igreja Católica Romana, desde a missa diária até a aplicação dos sacramentos :batismo,eucaristia,  casamento e  extrema-unção. Apenas a crisma só pode ser exercida pelo bispo.Enquanto as capelas tem suas atividades religiosas restritas ,atribuições  que são  limitadas pelo pároco .

Nessa região havia várias capelas,sendo algumas as mais belas de Caxias. Entre elas a de: Nossa Senhora da Salete, Santos Anjos, São Roque, Menino Deus, São João Batista, São José da Linha Feijó, São Martinho, São Vigilio, Nossa Senhora de Loreto, São Valentim, São Cristóvão e Santo Antônio do Cerro da Glória todas situadas na 2º Légua. Na linha Feijó  da antiga colônia Sertorina havia outras ,mas apenas a de Santo Antônio foi incluída.  Com o crescimento do distrito outras capelas foram incorporadas entre elas  a de São Pelegrino e a de Nossa Senhora das Graças.  Hoje a paroquia se compõe de catorze capelas . 
Campanário da capela de Santo Antônio de Cerro da Glória.2012

    Foram anos felizes para a comunidade ,pois os passionistas eram compassivos e entendiam, as necessidades dos pequenos produtores. 
 Pedra do túmulo do 1º pároco da Forqueta.2021.
     
              O primeiro pároco foi Padre  Vicente Bertoni  ficou na Forqueta até sua morte  em 1972,estando enterrado no cemitério da comunidade.  o seguindo do Padre Alberto, que comemorou os 25 anos  de paróquia .
           Os passionistas em  29 de março de 2008 deixaram Forqueta .A paróquia passou a Diocese .O último pároco o Padre Darci teve atuação marcante na paróquia. Não só como sacerdote mas também como inventor e incentivador do plantio de mirtilo e da criação da Festa do Vinho Novo (2002) Foi uma fase marcante , que terminou de modo abrupto  e que deixou saudades e sequelas .Após a saída dos passionistas os párocos tem tido passagem efêmera pela comunidade e nem sempre exitosa.
       A Igreja de Santo Antônio apesar de singela é  patrimônio histórico da localidade,que  deve ser mantido e preservado.    

Capela de Santo Antônio da 2ª légua. 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário