quinta-feira, 28 de junho de 2012


EDUCAÇÃO NA COLÔNIA: FORQUETA

 Vista da antiga casa de negócio de Caetano Costamilan, em Loreto,que deu orogem à povoação.     Foto da autora.2012


Se há tema pouco estudado  pela historiografia regional esse é o da história da educação.Há algumas  pesquisas sobre políticas públicas, sobre os professores e as escolas. Mas falta uma pesquisa  sobre a educação da Primeira República  e sobre as relações entre Estado,União e municípios.  Não há uma explicação sobre como se deu  a passagem da política imperial para a republicana nas pequenas comunidades.Nem nas grandes.
Acompanhar a história da educação na Forqueta é  acompanhar a história da educação municipal de Caxias.  Mais do que isso a educação,  através de números revela as  suas mudanças sócio econômicas e as mudanças da administração pública.
No  império a educação não teve na região das colônias italianas qualquer tipo de ação registrada. O que corresponde ao período de colônia (1875-1884) e o de distrito de São sebastião do Cai (1884-1890).A região como um todo foi deixada sem assistência na educação.Assim a primeira geração de filhos de imigrantes italianos tiveram de se valer dos imigrantes que tinham maior conhecimento ,ou ser ensinado pelos pais.As duas situações eram difficiles.Em ambos os casos os imigrantes desconheciam o português e o ensino era feito em italiano numa visão italiana de mundo. 
Em relação aos vínculos administrativos    das escolas da Primeira República com o poder público eram  bem diferentes dos atuais.Havia então   escolas municipais, escolas estaduais e as escolas municipais subvencionadas pelo Estado e até escolas federais subvencionadas pela União. Todas escolas de ensino fundamental.,não havia então esferas diferentes de ensino para cada um dos seus graus.A escola Forqueta que passou a ser registrada em 1914 era municipal subvencionada pelo estado 
 O povoamento de   Forqueta começou bem mais tarde do o da  2ª Légua ,tendo inicio após a chegada da estrada de ferro. è mais tardio que o de Nova Vicenza e os de São José ou São Marcos  da Linha Feijó. Assim como o seu povoamento  a educação começou bem mais tarde  do que em  Loreto e São Martinho  da  2ª Légua.Sem querer exagerar,pelos registros consultados,a escola de Loreto parece a mais antiga da zona rural, de acordo com as pesquisas atá agora realizadas. 
A educação pública  da Forqueta atual  começa em 1892 ,na Segunda Légua na capela de Nossa Senhora de Loreto .Naquele tempo as  escolas não tinham nome,sendo designadas pela sua localização.Na escola daquela de Loreto ,em 1892, foi nomeada  a primeira professora  de escola Josefina Mezzomo .Não  há documentos que  provem de  sua demissão ou de sua transferência.  , assim é possível que ela  tenha se aposentado naquela escola.
Capela de Loreto .Foto da autora .2012


Angelo Ricardo Costamilan,  escreve em seu livro sobre a história de Caxias, que em 1896,   em Loreto havia  dois professores : José Cândido de Campos Neto e  Raul Vieira. Neto  teve destacada posição em Caxias como escritor  e  jornalista .Não encontrei registro desses professores. Uma das informações de Costamilan   é muito importante:  os professores municipais  se hospedavam na casa de seus pais . Seu pai, Caetano Costamilan era um dos maiores comerciantes da região.Os professores faziam com a  família do comerciante as suas refeições.   O apoio dado pelos comerciantes  aos professores  era uma constante. Como nas comunidades não havia nem pensão, nem casas para alugar, muito menos meios de transporte, hospedar-se  nas casa de negócio era uma das poucas soluções para a permanência dos professores nas comunidades rurais distantes . Havia outras. Muitas professoras iam dar aulas à cavalo ,outras as mais ricas usavam de charrete,mas essas eram raras exceções. 
Em 1900 foi nomeada para era professora  de Loreto  Josefina Corsetti que  lecionou na escola  por muitos anos .Há  registro de que no mês  de dezembro de 1900,   como todos os anos, ocorreu o exame dos alunos .Não era o professor que avaliava seus alunos,o exame de cada um deles  era realizado por  uma banca,nomeada pelo  intendente .Foi o próprio intendente  Campos Jr presidiu a banca que avaliou . os alunos naquele ano.Tal fato demonstra importância daquela comunidade. 
. Em 1904 a professora  Josefina se licencia  da escola, por alguns dias  para fazer um curso no Colégio de Aplicação em Porto Alegre, tal fato demonstra que havia cuidados com o ensino por parte do governo positivista, cuidando de seu preparo.
.No ano de 1907,   foi nomeada para a escola  Loreto  a professora   Carlota Simoni  como a anterior havia sido aprovada em era concursada. . Nesse ano   sua aula municipal mista tinha 95 alunos. O que é um número considerável   para um aula municipal do interior
 Forqueta aparece pela primeira vez nos registros da história da educação em  1904,ano em   Luigi Bonetto foi nomeado professor municipal .A escola funcionava em  sua casa,  no lote 30 de Linha Feijó,antiga colônia Sertorina.Durante 6 anos leciona para as crianças da região.Bonetto teria chegado de  Padova , Itália  em 1891 ,passando a residir na  Conceição da Linha Feijó. Após 1910 não há registros dele como professor municipal . Não há notícias se a escola continuou em outro lugar.
           Josefina Dossin Zucolotto,nascida 1902 na Forqueta frequentou a escola de Luigi Bonetto, segundo suas lembranças  o professor ensinava em italiano e a escola ficava próxima das terras de seus pais ,ou seja próximo do lote 29 da Linha Feijó. Quando em  1910 ele se demite do cargo municipal de professor municipal, recém iniciava o povoamento de Forqueta.Segundo informação de sua bisneta Sandra Bonetto quando se demitiu do magistério passou a trabalhar apenas como agricultor, atividade que exercia com junto com a de professo
           Em 1909, na capela de São Martinho, funcionava uma escola municipal. A professora nomeada era Maria Prezzi.  Havia na escola ou aula como então era chamada a escola,  22 alunos. 
         Em 1911 no município de Caxias  havia 7 escolas estaduais mistas com 280 alunos e 20 escolas subvencionadas pelo Estado com 752 ,  55 eram mantidas pelo município com 2116 alunos.Em 1912 havia 8 escolas municipais mantidas pelo estado  e 8 escolas municipais mantidas pela intendencia .Em Loreto a professora era Carlota Simoni tinha 40 alunos ,dos quais 27 eram meninos.

O primeiro registro de escola municipal  em Forqueta é de 1914.  A escola mista muncipal  subvencionada pelo governo estadual , tinha 36 alunos dos  quais 16  eram do sexo masculino   a sua  professora  chamava-se  Julieta Sambaquy. Adelinda Scapin Giacomoni  nascida em 1908, na Linha Julieta, estudou na pequena escola municipal situada ao lado da antiga capela de Santo Antônio de Forqueta. Segundo ela a  professora ensinava em português, sendo de Porto Alegre.A professora de Adelinda pode ter sido Rita Rosa, que foi nomeada em 1917.
Em 1914, havia 28 alunos  sendo 13 meninos ,na escola do Travessão Trentino,seu  professor era Fortunato Peroti.Nesse anos na escola de  São Virgilio a professora  era Maria Prezzi Postali,contava com  25 alunos, dos quais 12 meninos..A professora era a mesma de São Martinho agora com o sobrenome de casada.
 Em 1915, na escola municipal  que funcionava em  São Virgilio havia    26 alunos professora nomeada era a mesma  Maria Prezzi Postale .Outra escola municipal funcionava na mesma época era a existente na Capela São José no Travessão Trentino cujo  professor era  Fortunato Perotti .A  escola mista  tinha 209 alunos sendo a que  mais contava alunos na região. Número  muito grande para a colônia, cuja média por escola  era de 30 alunos.
        Em 1923 em Forqueta a professora era Odila Maria Zatti. Em São Martinho,  a professora continuava a mesma   Maria Prezzi Postali. Já em Loreto  o professor nomeado era Constantino Bampi.A escola de Loreto tinha  46 alunos,com 26 meninas e  20 meninos. 
 Em geral as famílias da região  tinham poucas posses.Poucas famílias podiam mandar seus filhos estudar em escolas de outros lugares. Por outro lado os intendentes de Caxias não estavam muito interessados em educação.I caso muda com Pena de Moraes.
Em Forqueta a pequena escola ficava ao lado da Capela de Santo Antônio. Como na época do governo Brizzola no Estado o intendente Pena de Moraes  tinha um modelo geral para as escolas.pequeno.

Modelo de escola municipal
proposto pelo Intendente Pena deMoraes(1912-1924)

Em 1923 foi fundado o grupo escolar estadual, substituindo a escola municipal subvencionada,sendo suas professoras Olinda Generosi e Nanci Casanova ,e, mais tarde   Lourdes Comandulli, Clélia Triches  entre outras.O lote onde seria construída a nova escola foi doado por Joaquim Slomp e por José Generosi .
Uma escola maior foi construída em  1942 .O  novo prédio da escola era de madeira até  hoje do qual parte ainda existe hoje. . Dasua  inauguração participaram as autoridades municipais de Caxias, entre eles  o prefeito municipal Dante Marcucci.
.
Local onde funcionou a primeira escola de Loreto,em 1892, hoje São Paroquial.



Anos
Professores
Escola
Total  escolas
1892
Catarina Mezzomo
Loreto
4
1900
Josefina Corsetti
Loreto
4
1904
Catarina Mezzomo
Luigi Boneto
Loreto
Lote 30
 Linha Feijó
6
1907
Catarina Mezzomo
Loreto
6
1914
Julieta Sambaquy
Carlota Simoni
Maria Prezzi

Fortunato Perotti
 Forqueta
Loreto
São Virgilio
Travessão Trentino
23

26

209
1923
Odila Zatti
Maria Prezzi Postali
Constantino Bampi
Forqueta
São Martinho
Loreto


46
Fonte:Relatório dos intendentes de Caxias  1892-1929

Festa de inauguração do Grupo Escolar de Forqueta.1943..Arquivo da autora




























































Nenhum comentário:

Postar um comentário