quinta-feira, 11 de outubro de 2012



COMUNIDADE ASSISTENCIAL SINDICAL  (1977)



Gazola S.A 1975 trabalhadores Foto sem legenda, IN: Centenário  da Imigração Italiana


No dia 15 de dezembro de 1977 os sindicatos, que compõe os Sindicatos Reunidos,  que reuniam os Trabalhadores nas Indústrias de Caxias do Sul das mais diversas categorias  realizaram Assembleias Gerais. O objetivo dessas reuniões extraordinárias  foi  o de estabelecer um consenso quanto a criação de uma Comunidade Assistencial.
            A fundação da Comunidade Assistêncial Sindical Nº . 1 dos Trabalhadores nas Industriais de Caxias do Sul  esse era seu nome completo ,baseou-se na necessidade da unificação da prestação de  serviços de assistência social aos associados dos Sindicatos Reunidos.
            A Comunidade Sindical foi fundada no dia 28 de dezembro de 1977. Sua fundação representa a legalização da União Operária perseguida desde a década de 30. Na mesma data foi realizada a discussão e aprovação do Estatuto. Segundo este estatuto a comunidade sindical é uma sociedade civil, sem  fins não lucrativos, com sede e foro nesta cidade de Caxias do Sul. Desta comunidade fazem parte os seguintes sindicatos :
dos trabalhadores na indústria da alimentação;
dos metalúrgicos, mecânicos e de material elétrico;
da construção e do mobiliário;
da fiação e tecelagem;
de instrumentos musicais;
de joalheria e lapidação de pedras preciosas;
dos oficiais gráficos;
de vidros, cristais, espelhos, cerâmica de louças e porcelanas.
            A nova sociedade foi registrada no Cartório de Pessoas Jurídicas, da Comarca de Caxias do Sul, em 10 de janeiro de 1978. A administração da comunidade, segundo o estatuto,  deve ser realizada por uma diretoria, eleita em escrutínio secreto pelo Conselho de Representantes, por um período de três anos. Assim criou-se sobre a organização dos sindicatos uma superestrutura para gestão da assistência social dos sindicatos que se situam na mesma sede social. Assim o ponto de convergência é espacial,não tendo qualquer relação  de caráter  ideológico ou funcional
A diretoria formada pelo presidente, vice-presidente, pelo primeiro secretário, pelo segundo secretário, pelo primeiro tesoureiro e pelo segundo tesoureiro teria um mandato de três anos .
Para estes cargos pode ser eleito qualquer trabalhador sindicalizado que esteja no uso de seus direitos. Da administração fazem parte ainda, o Conselho Fiscal e o Conselho de Representantes. O Conselho de Representantes  constituído por cinco membros titulares e cinco suplentes, indicados pelas diretorias de cada um dos sindicatos que compõem a comunidade. O Conselho deveria reunir-se na primeira quinzena do mês de fevereiro de cada ano. Nessa reunião seria escolhido um presidente, e, este designaria um secretário ad hoc para a reunião. Nesta mesma reunião era apreciado o relatório anual da diretoria e fixadas as gratificações e salários  do diretor técnico e dos demais servidores da comunidade.
            O conselho Fiscal compõe-se de três membros suplentes, eleitos a cada três anos. A este conselho cabe acompanhar a gestão financeira da entidade, verificar as contas e opinar sobre o mérito das despesas. Qualquer trabalhador pode ser eleito para o Conselho Fiscal.
            Nos estatutos não foram estabelecidos os percentuais de participação dos diversos sindicatos, nem os salários percebidos pela diretoria. No dia 29 de dezembro de 1977 foi eleita a primeira diretoria da comunidade. A eleição foi realizada pelo Conselho de Representantes estando presentes 36 dos 45 existentes. Foram registradas quatro chapas. A chapa nº. 2 foi a vencedora, com 21 votos.
            A primeira diretoria ficou assim constituída:
Presidente: Milton Francisco dos Santos
Vice-presidente: Alberto Alves
1º Secretário: Artur Machado
2º Secretário: Roberto Silva
1º Tesoureiro: Alcides Ludke
2º Tesoureiro: Florindo Paese
            Nesta mesma ocasião foi escolhido para o cargo de diretor técnico o Dr. Augusto C. Sartori.
            A fundação da Comunidade veio facilitar a assinatura de convênios com os institutos de previdência, regularizar a situação dos funcionários, permitindo um planejamento orgânico das atividades a serem realizadas.



Celulose Irani.1975 trabalhadores
 Foto sem legenda, IN: Centenário  da Imigração Italiana

Asa mulheres  do povo e a Revolução Francesa.Internet
Em relação as imagens  de trabalhadores ,devo confessar meu espanto,cada vez mais o produto substitui os produtores.Só o trabalho incorporado no produto aparece nas fotos publicitárias.Os pobres e os trabalhadores não tem a estética do pós moderno. Enquanto em tempos de Revolução Francesa  o trabalhador comum era a base de seus códigos e leis.Ele era o verdadeiro cidadão,mais do que isso era a imagem desse cidaão. Hoje a imagem do cidadaõ é um motor?.Basta olhar as imagens de hoje e de então.

Gostaria de saber os nomes dos trabalhadores que estão nas fotos. Será que alguém sabe?



Fonte desse artigo.Livro de Atas da reunião da diretoria dos sindicatos dos trabalhadores nas indústrias de Caxias do Sul. (28 de dezembro de 1977)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário