quarta-feira, 31 de outubro de 2012


SINDICATO DOS TRABALHADORES DA INDÚSTRIA
DA ALIMENTAÇÃO DE CAXIAS DO SUL


Trabalhadores na industria de bebidas ,Fonte :Molon Otavio Rocha ,1950 


            O Sindicato da alimentação teve inicio  em 9 de dezembro de 1945, resultante da junção do sindicato dos trabalhadores na industria da panificação e do sindicato dos trabalhadores nas indústrias de vinho, de cerveja e bebidas em geral. O motivo da união foi a exigência Do decreto  legal   fortalecer duas categorias que tinham poucos associados.No Sindicato de Bebidas teve atuação importante Ernesto 
Bernardi.

   Ernesto Bernardi foi um dos principais líderes sindicais da região . Nasceu em Caxias em 1904 ,mas viveu parte de sua  vida em São Francisco de Paula , Porto Alegre e cidades da fronteira, devido seu trabalho de técnico agrícola (  enólogo) e Minas Gerais(Poços de Caldas). Em 1934 veio para Caxias e durante 46 anos trabalhou na  Companhia  Brasileira de Vinhos.Começou atuar no Partido Comunista Brasileiro  e  no Sindicato dos Operários em Fábricas de Bebidas desde 1928 do qual o primeiro presidente  foi Osvaldo Lentz da Silva. A  participação se Bernardi  pode ser acompanhada pelas atas por ele redigidas.
Foi longa e atribulada  a história da união entre os dois sindicatos ,foi de 1945 a 1954. 

De acordo com  Decreto lei nº 8080, de 11 de novembro de 1945, foi elaborado um projeto de estatuto e escolhida uma junta governativa. O projeto de fusão partiu do STI da Panificação, recebendo o apoio unanime das duas categorias.
            O novo sindicato tinha como base territorial os municípios de Caxias do Sul, Flores da Cunha e Antonio Prado. Sua  primeira diretoria foi composta por Severino Adami, presidente, ligado do Sindicato de Alimentação e como secretário Ernesto Bernardi do Sindicato das Bebidas.

            Em 13 de maio de 1954, na sede situada na Rua Pinheiro Machado, 1952, reúnem-se a Primeira Assembleia Geral Conjunta,is dois sindicatos. Os principais assuntos tratados foram o da criação do Hospital dos Trabalhadores e o da participação da categoria num congresso de Previdência, a ser realizado no Rio de Janeiro.
            Em 26 de março de 1954 é eleita nova diretoria composta pelo presidente Abilio Weber e secretário Ernesto Bernardi, entre outros.  A situação financeira do novo sindicato era bastante boa, havendo superávit nos anos de 1954 e 1955.
            A Assembleia Geral Extraordinária do STI da Alimentação ocorrida em 20 de abril de 1955 propõe de 60% de  aumento  os salários então percebidos por empregados deste sindicato. A decisão de motivar o dissídio coletivo ocorre em assembleia convocada para o dia seguinte. No mês de junho, no dia 11 foi aprovada proposta de conciliação, sendo apresentada a proposta ao juiz da Junta de Conciliação.
            Em 24 de julho de 1955 novamente foi  reeleita a mesma diretoria. Os temas tratados nas atas deste período referem-se apenas a aumentos salariais e de mensalidades.
            A base territorial, em 1962, do sindicato foi  ampliada para  os municípios de Caxias do Sul, Garibaldi, Flores da Cunha, Antonio Prado e Carlos Barbosa.
            O sindicato continuou a discussão sobre a construção do Hospital de Trabalhadores e participando  do segundo de do terceiro  Congresso Nacional de Trabalhadores.
            Em 1957 o sindicato participou do III Congresso Sindical, levando avante as lutas dos trabalhadores, sendo propostas os seguintes itens:
1. Proteção no trabalho da mulher e do menor
2.     Revisão da legislação trabalhista, na questão do dissídio e da estabilidade
3.     O papel da assistência social dos sindicatos
4.     Liberdade democrática, movimento sindical e constituição federal
5.     Problemas econômicos da nação e sua incidência sobre os trabahadores
6.     Soberania Nacional

            Foram enviados como delegados Abilio o.Weber e Ernesto Bernardi. Ernesto Bernardi teve atuação sindical destacada, vinculado ao Partido Comunista, e que juntamente com Bruno Segalla foi o líder mais ativo do período na expansão das lutas operárias no setor sindical.
E
            Durante o período da intervenção nos sindicatos Ernesto Bernardi foi preso, o mesmo aconteceu com Abilio Oswaldo Weber, sendo este logo libertado voltando a ocupar a presidência.
            Em 22 de junho de 1964, as lutas pela expansão do movimento sindical tinham cessado por causa da intervenção e das condições impostas pela nova ordem política, é realizada a primeira Assembleia Geral Extraordinária pós-revolução. Nesta foi instaurada uma revisão de natureza econômica, sendo estudadas as bases para a conciliação.
            No dia 10 de julho deste ano foi  aceita a proposta conciliatória apresentada pelo Sindicato da Indústria do Trigo.
            Em dois de junho de 1966 foi eleita nova diretoria, sendo eleito  presidente Mario José Provensi, secretário Hermenegildo Faraco de Morais e tesoureiro Alcides Ludke.
            Em maio de 1967 foi aceita proposta conciliatória sendo assinado  um acordo coletivo de trabalho, onde reivindicavam direitos dos trabalhadores, quanto a insalubridade,bem como a garantia de  participação de trabalhadores  na administração das  fundações sociais das empresas.
            Em 1969 a Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves doa para o sindicato um terreno para a construção da  sua sede social no município.
            Em dois de julho de 1971 tomou posse nova  diretoria, presidência Mario José Provensi  se manteve  tendo  como secretário Milton Francisco dos Santos.
            Em 1977 Provensi licencia-se para realizar curso nos Estados Unidos, promovido pelo Instituto Americano para o desenvolvimento do Sindicalismo Livre. A influência dos Estados Unidos e de sua organização sindical se fez presente no período revolucionário. Os líderes sindicais realizavam viagens por intermédio desta organização, nela realizavam cursos e treinamentos. Segundo declarações dos líderes que realizaram este tipo de viagens de estudo, ela tinha vínculo com a CIA, e essas  viagens de estudo tinham então um nítido caráter de propaganda anticomunista.
            É incontestável que o Sindicato da Alimentação teve com O Instituto forte ligação, tendo inclusive recebido empréstimos para a construção da nova sede da Comunidade Sindical.
            Em 1977, no dia 16 de março foi  eleito Milton Francisco dos Santos para a presidência e Alcides Ludke para o cargo de secretário e Remy Smiderle para tesoureiro.Como acontecia em geral apenas uma chapa eleita foi apresentada,sendo portanto eleita.          
O atual presidente Alcides Ludke faz parte da diretoria desde 1962, com a ida de Milton Francisco dos Santos para assumir o cargo de secretário da Federação dos STI na Alimentação do RS, Ludke assumiu  a presidência, mantendo-se até o 1982.




Referências Bibliográficas

1.  Livro de atas nº 1 1945, p.1 até nº 1
2.  Idem
3.  Livro de até nº 4, de nº 20
4.  Livro de dia nº 4, até 18
5.  Livro de ata nº 2, até nº 80
6.  Depoimentos da Ernesto Bernardi, Bruno Segalla e Ismael Castilhos
7.  Os demais dados foram retirados do livro de ata nº 3 (14/08/60)
Veja também de Édio Eloy Frizzo .Ernesto Bernardi, a história de um comunista .Educs 2010



Nenhum comentário:

Postar um comentário