quinta-feira, 25 de outubro de 2012

SINDICATO DOS TRABALHADORES EM TECELAGEM

Trabalhadoras da tecelagem Marisa .1975 .Fonte Álbum do Centenário..

No dia primeiro de maio de 1935, no então arrabalde de Santa Catarina reuniram-se 1/3 dos tecelões da cidade para a instalação solene do sindicato dos operários em fábricas de tecidos em Caxias . Nesta ocasião foi eleito o Primeiro presidente Guido Robinson, secretário João Maino e tesoureiro João Dosso. Presentes a assembleia estavam 29 associados,dos 87 trabalhadores da categoria .

A associação permaneceu sem se reunir até o dia 9 de junho de 1936, pois o presidente abandonou o cargo, visto que mudou de profissão .. Nesta data assume a presidência João Pedron Netto, a assembleia compareceram 47 associados. A diretoria eleita não parece não ter sido muito ativa ,pois nada consta do livro de atas.

Em seis de março de 1938 foi eleita outra diretoria sendo composta por Pedro Machado da Silveira, presidente, Antônio Felipe, secretário e Euclides dos Santos, vice-presidente. As atas posteriores a 8 de junho de 1938 são lavradas na nova sede dos Sindicatos Reunidos ,na rua Pinheiro Machado,nº 1652.

Em 1938 foram constatadas várias irregularidades pelo Conselho Fiscal, a diretoria se excedeu em corridas de carros(taxis) e em hospedagens em hotéis.Nesse mesmo ano o delegado do Ministério do Trabalho participou das reuniões. Inclusive na reunião de seis de agosto de 1939 o delegado de polícia elogiou as leis trabalhistas e a figura de Vargas.

              Em seis de agosto de 1939 foi organizado um sindicato paralelo em Galópolis, nele também esteve presente o delegado de Polícia. Foi organizada uma diretoria formada por Francisco de Morais, presidente, Aquilino Bello, vice-presidente e João Spadari Adami como secretário. Segundo Bernardi, a fundação do sindicato paralelo tinha por objetivo dividir a categoria. O sindicato de Galópolis estava subordinado ao Lanifício São Pedro.A fundação do sindicato ligado a uma empresa deixou perplexos os líderes sindicais entrevistados. Clara manifestação do poder dos empresários no esquema sindical do Estado Novo.O sindicato se responsabilizou pela assistencia à  saude do trabalhadores ,antes responsabilidade da empresa  por meio do Circulo Operário Ismael Chaves Barcellos. Com algumas mudanças em sua orientação em 1945 foi tentado novo tipo de negociação  com a empresa. Segundo Heredia os operários da Tecelagem  tiveram uma posição de subordinação satisfeita ..
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem de Galópolis funciona até hoje.

Em 1942 o Sindicato tinha 162 associados, destes 55 eram naturais de Caxias do Sul, 4 eram italianos, 1 russo, 1 polonês, 5 eram do Estados de Santa Catarina.

Caxias atraia trabalhadores de várias regiões e cidades : sendo que sete eram de Flores da Cunha;:dois de Antonio Prado;seis de Alfredo Chaves; 15 de S. Francisco de Paula; 17 de Vacaria; oito de São Sebastião do Cai;seis de Montenegro.Os restantes eram de de outros municípios mais distantes como Santa Cruz, Rio Grande e Cruz Alta

O Sindicato de Caxias não funcionou entre 1940 a 1943, sendo desconhecido o motivo de sua desarticulação ,o que pode ser atribuído às fraudes constatadas . Em 25 de janeiro de 1943, com a permissão do delegado do Ministério do Trabalho voltou a funcionar.

Em 1943, no dia 7 de novembro, há uma assembleia cujo objetivo foi o de decidir sobre o Circulo Operário* e o Hospital dos Trabalhadores.**

No dia 31 de maio de 1947 tratou-se da troca do terreno do Sindicato com o Esporte Clube Juventude e da construção da nova sede dos sindicatos.

Em 1949 forma-se a Junta Governativa liderada por Victório Sebben Bálico, sendo que uma mulher ocupa pela primeira vez a secretaria Maria Zeli de Vargas. Em 1951 a diretoria continua acéfala sendo eleito Euclides Piazza e para secretário Altino Gomes. Em 1955 foi eleito para presidente Fioravante de Morais Rosa. No ano seguinte, em 1956, é retomada a discussão sobre o Hospital dos trabalhadores.

Em 25 de maior de 1955 é eleito Victório Bálico, sendo secretário Santo Rodrigues. Victório Bálico foi reeleito em 1959. Em 26 de fevereiro, por ocasião da reeleição de Bálico, Pedro Cassina teceu elogiosas considerações sobre a situação dos trabalhadores que antes tinham suas reivindicações tratadas a patas de cavalo e que hoje tem seus direitos assegurados, o que é uma felicidade. Em 1960 foi cogitada uma paralisação motivada pelo contínuo rejeitar das propostas dos trabalhadores pelos patrões, o que irritou enormemente a categoria. O Tribunal de Justiça contorna a situação obrigando as empresas a pagar o exigido pela categoria. Bálico mereceu uma monografia que louvou seu trabalho a frente do Sindicato


Bálico foi reeleito de forma consecutiva permanece na presidência do sindicato até 19 de junho de 1963 quando assume dirigente Renato Tarcísio Vieiro que por mais de vinte anos dirigiu a entidade de classe

Durante a revolução de 1964 houve uma invasão dos sindicatos reunidos, esta durou pouco mais de uma semana, a necessidade de atender os associados leva o exército a reabrir o sindicato.

Em seis de julho de 1968 quando das novas eleições ocorreu um rompimento na diretoria. Renato Viero encabeçou uma chapa e outra foi encabeçada pelo secretário Santo Rodrigues. Nesta eleição votaram 662 associados; Viero recebe 352 votos e Rodrigues recebe 207 votos. Na reeleição de Viero de 1º de julho de 1981, há 767 votantes e destes 643 votaram na chapa encabeçada por Viero.O presidente do Sindicato por quase vinte anos teve atuação marcante.

Em 1982 o número de associados era de 2000,o que corresponde à 40% da categoria cujo total era de 5000 trabalhadores.


Trabalhadoras da Tecelagem Marisa 1975.Fonte Álbum...

.

*O Círculo Operário Caxiense é uma associação civil de caráter filantrópico e de orientação católica  ligado à Ação Católica da Igreja , que visava tirar os sindicatos da influencia do socialismo e do comunismo.Em Caxias foi fundado em 31 de outubro de 1934 pelo padre Orestes Valeta,ligado ao movimento fascista local.


O Círculo Operário de Caxias, tinha por objetivo prestar Auxílio jurídico, médico e material, pelas várias formas de beneficência e mútuo socorro . Com o apoio financeiro de Ari Zatti Oliva e grande grupo de empresários, em 1945 foi comprado o prédio da antiga sede do Recreio da Juventude em 8 de junho de 1947. Também se organizavam retiros espirituais e sessões de cinema e teatro. Em 1966 foi inaugurado um grande anexo.Atualmente o Círculo Operário Caxiense é o mais ativo de todas as instituições brasileiras em seu gênero, com mais de 60.000 associados e um corpo funcional de 1200 pessoas.(internet)

* *Em relação ao Hospital dos trabalhadores o tema merece um reparo, se passariam nada mais nada menos do que 55 anos antes de sua construção. Dezenas de políticos se elegeram prometendo sua concretização, que quando se concretizou se tornou outra coisa. O Hospital Geral de Caxias do Sul foi construído entre 1989 e 1996, equipado de 1996 a 1998 com recursos do Estado do Rio Grande do Sul, passando a funcionar em 19 de março de 1998. Não se destina aos trabalhadores mas ao SUS. Hoje o Hospital Geral atende 48 município que compõe a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, que conta com uma população de mais de 1. 500 mil de habitantes.(Internet|)
Atas da Diretoria do Sindicato da Tecelagem
ver também : HEREDIA , Vania B. M.  .Processo de Industrialização da Zona Colonial Italiana. Educs ,1997



Nenhum comentário:

Postar um comentário