terça-feira, 7 de maio de 2013


A ASSOCIAÇÃO COMERCIAL


 De 1935 a 1947 governou  como prefeito  Caxias Dante Marcucci que tinha antiga ligação com os comerciantes de cuja categoria fez parte antes de se tornar advogado.Entre a Prefeitura e a Associação  Comercial reinava  completa harmonia,comprovada pelo fato de  que Marcucci foi candidato único para a Prefeitura em 1935.

A Associação Comercial foi a organização que substituiu a Associção dos Comerciantes .Era uma  organização de prestação de serviços, dela faziam parte alguns departamentos como o :dos Varejistas  e Molhadistas (1937), o Bureau Jurídico (1938), e a criação do gabinete médico (1940). Os novos departamentos serviam exclusivamente os associados prestando-lhes  assistência jurídica ,econômica e médica .

Os associados pretendiam já em 1938 construir o “Palácio do Comércio”, mas isso não se tornou viável. Pois  não conseguiram financiamento, apesar das diversas tentativas para conseguir empréstimos junto aos órgãos governamentais.     O que fica evidenciado, através da leitura das atas, é que com o Estado Novo a atuação da Associação Comercial de Caxias, foi marcada por uma postura diversa da seguida no período compreendido entre 1930 a 1937. O órgão deixou de  reivindicar e  passou a ter um caráter assistencialista,  as características de um verdadeiro sindicato da  classe patronal.
Entre os membros da Associação destacavam-se :
Dr. Paulo Rache -  Joaquim Pedro Lisboa 
  Industria Fabril - Orestes Manfro do distrito de Galópolis 
Agostinho Panceri
 Fabricação de Barris e Tanoaria Adelino Sassi e Arthur Rech
Carpintaria e marcenaria - João Bragagnollo e Egidio Viero
Padarias - Henrique Guidalli e Paulo Lohmann
Indústria Metalúrgica - Abramo Eberle de José Gazola
Industria Vinícola - Galeazzo Paganelli e Alfredo Garbin
Engarrafamento de vinhos - Armando Antunes e Emílio Michielon
Hotéis e Cafés - Hermegildo Buratto e Jacinto Lozano
Comércio Atacadista - Angelo De Carli e Vitório Cesa
Comércio Varejista Ottoni Minghelli e Oscar Luswig
Moinho e Curtume Alfredo Germani e Júlio Ungaretti
Construção Civil  João Spinato e Luiz Bertola 

            No período que antecedeu o Estado Novo a Câmara de Vereadores, composta por oito membros, era constituída por cinco comerciantes e três  industrialistas. O predomínio político dos comerciantes no legislativo não impediu a equiparação que os dois grupos estavam conquistando na direção da  Associação.

            A acomodação dos empresários locais se revela nas atas lavradas durante o período. A situação nacional toma novos rumos e não há qualquer  registro dos fatos que então  ocorreram.O mais importante dos quais foi a proclamação de Vargas Foi  o Estado Novo que retirou as liberdades políticas do Pais ,ao mesmo tempo que passou a conceder direitos aos trabalhadores pelos quais eles vinham lutando desde 1907.

A vibrante atuação política da Associação no período anterior a 1930 foi  substituída por sua adaptação à nova ordem.Nem o inicio da 2º Guerra mereceu registro algum. Em 12 de setembro de 1939 os membros da Associação preocupavam-se com o discurso “pronunciado no dia 3 de setembro, por ocasião dos festejos da Semana da Pátria”, proferido pelo líder sindical Evangelista da Costa Pires, que  agrediu aos industriais de então.. Sobre o fato diz Gardelin “nossa querida Caxias, em sua maioria importante associação, não conseguiu uma linha. Estaria ela desinteressada? Não. Preocupavam-se com algumas palavras do Sr Pires. É que o mundo era outro. A Europa estava distante. Da guerra não se tinha a imagem atual”
            A cidade, porém não estava à margem dos acontecimentos mundiais. A situação europeia era o tema nos jornais, ocupando  suas manchetes.  A Propaganda fascista fazia-se presente em alguns períodos locais. Os habitantes de Caxias estavam atentos não só a situação mundial, como também da expansão do nacional-socialismo, que contava com grande número de adeptos no município.
            O Estado Novo imprimia nova orientação à Associação Comercial. A guerra era assunto que ainda não estava resolvido a nível nacional.Não se tinha ideia de que lado o Brasil iria  se unir aos Aliados ou ao Eixo. Por sua vez,os comerciantes e industriais silenciavam sobre o fato, pois,também  entre eles não havia consenso sobre a questão.Dessa maneira suas manifestações e interesses  ficaram centrados em suas questões e interesses particulares.
            Em 1941 a Associação foi declarada  entidade de utilidade pública pela Prefeitura Municipal, que reconheceu “os inestimáveis serviços prestados pela Associação á coletividade caxiense e a sua decidida e eficiente colaboração com os poderes públicos” .

A Associação Comercial de Caxias denominação que a entidade recebeu em 1939 realizava um serviço de mediação entre os trabalhadores e os patrões, em busca da paz social. Os assuntos da Associação são setoriais resumindo-se a salários, a  horários de jornadas de trabalho e  a seleção de dias feriados.

            Só a partir de 1948 foram criados os sindicatos patronais, dando nova feição a entidade.  

Observação    
Para os que se interessarem pelo assunto recomenda-se a leitura da História da C.I.C., onde estes são apresentados de forma detalhada..
As atas da Associação Comercial ( que se encontram na CiC
Gorender Jacob, “ A Burguesia Nacional” - São Paulo, Brasiliense, 1982
Gardelin, Mário. História da C.I.C., Caxias do Sul. S/E e S/D, .
Giron, Loraine Slomp. “ O imigrante italiano: agente de modernização, in Imigração Italiana; estudos. Caxias do Sul, Educs-EST,1979,
Poulantzas, Nicos Poder Político e classes sociais. São Paulo, Martins Fontes, 1977





Nenhum comentário:

Postar um comentário