terça-feira, 29 de outubro de 2013

ALEMÃES E ITALIANOS NA SERRA GAÚCHA 1875-1910




ALEMÃES E ITALIANOS
NA SERRA GAUCHA :1872-1910
Loraine Slomp Giron*

CONSIDERAÇÕES  PRELIMINARES

Na  historiografia gaúcha  sobre imigração e colonização há uma lacuna  sobre as  relações entre alemães e italianos na região das antigas colônias  do Nordeste gaúcho,  povoadas por imigrantes europeus ,em sua maioria provenientes do norte Itália. Além dos tropeiros lusos os imigrantes italianos  tomaram contato com os alemães, não só os do vale do Cai, também com aqueles da encosta da serra. As relações entre os alemães que viviam no vale do rio Cai e os imigrantes italianos, dá-se inicialmente através dos comerciantes alemães da encosta da Serra ,e ,mais tarde ,  dos jesuitas da freguesia de São José do Hortêncio que acompanharam os colonos nos primeiros tempos da imigração,nas colônias viviam   lado a lado colonos tirolezes alemães e italianos do Vêneto. Relações sociais são estabelecidas entre os dois grupos, através das trocas comerciais, das compras e familiares.
 O objetivo desta comunicação é o de delinear o quadro das relações entre italianos e alemães no processo de ocupação das colonias da citada  região, utilizando  fontes  primárias e documentais das antigas colônias e das intendências e relatos de viajantes e de cônsules italianos.


ALEMÃES E IMIGRANTES
Após 1872 os colonos alemães passam a ocupar o vale dos arroio do Ouro e do Forromeco  mas terras que depois seriam destinadas pelo governo imperial à  colonia Caxias.

IMIGRANTES E COMERCIANTES



No final do ano de 1975 chega ao vale do Cai, a das maior leva  de imigrantes italianos ,nesta ocasião a quando a Primeira e a Segunda léguas estavam sendo medidas  e abertas as primeiras picadas.Sendo informados da demora na demarcação dos lotes os imigrantes  são obrigados a permanecer   na região .Segundo Chiarello

Enquanto não fossem medidas as novas colônias( lotes),ficaram aquelas quese  600 pessoas,ficaram acampadas ao relento,na base do Morro Cristal,então chamado Morro da Torre em Nova Palmira.Ali permaneceram 6 meses,abastecendo-se na casa do colono alemão Germano Noll ( P. 23)



                          A lembrança do fato  continuou   mais de cem anos depois. Pedro Carlos Wilibaldo Feter , neto  de Germano Noll ,que tinha uma casa comercial e um moinho à água. comerciante lembrava-se do lugar onde haviam permanecido os colonos, também os colonos não esqueceram o fato,que reapareceu em muitas das entrevistas realizadas por pesquisadores em Nova Milano.
                      CHIARELLO, Natal. Breve História de Minha Terra.,Caxias do Sul, Pró Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa.UCS, 1985p.23
            O fato pode parecer sem relevância,mas alimentar tantas pessoas, ainda que estas possuissem os vales do governo,não parece pouco.Crianças com menos de 12  e maiores de 65 anos  não recebiam vales para alimentação. ,neme existiam vales para a saúse e muito menos médicos. Tais fatos exigiam tanto a solidariedade quanto o auxílio dos pouco as habitantes dr Nova Palmira que se reduziam apouco mias de vinte  famílias.
As relações entre italinos e alemães parecem ter continuado boas após o assentamentodos italianos  nos seus lotes,já que não existem registros na documentação oficial de incidentes entre os dois grupos de colonos.
Comerciantes alemães dirigiram-se para Nova Vicenza(hoje Farroupilha)quando em 1906 começam as atividades do assentamento de trilhos da estrada de ferro. Com a chegada do trem a partir de 1910,mais comerciantes alemães chegam a Nova Vicenza.Carlos Fetter Valdemar Behlong,Gabriel Ruschel ,Frederico Fuhr e Emílio Weissheimer são alguns deles.

Observa-se que ao contrário do que aconteceu na Vila de Caxias ,não há negociantes  de origem lusa.são apenas comerciantes italianos que se estabelecem na praça,Há também outra diferença que é a presença dos colonos alemães vindos da Forqueta Baixa  e do Alto Feliz que se instalama no núcleo de Nova Vicenzasão Os Fetter,os Fuhr,os Ruschel que instalam,muito antes do que em Caxias uma comunidade luterana (Comerciants p 11)
GIRON, Loraine Slomp.Comércio e Comerciantes fde Farroupilha .Cadernos de pesquisa, Pró Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa.UCS, VolumeII, nª 1 p.23

 Não se tratavam de relações transitórias. O grupo de alemães luteranos fixaram-se na comunidade ,sendo construída um dos primeiros templos  lutera nos da região.  Houve inclusive  casamentos inter étnicos e o que é mais significativo entre católicos e protestantes.

ITALIANOS E VIAJANTES ALEMÃES
Outro tipo de relação estabeleceu-se entre os comerciantes italianos e as casa importadoras alemãs,situadas em Porto Alegre, a mais importante das qauis era a Bromberg & Cia Ltda. A Bromberg foi lembrada por vários depoentes  entrevisatdos pela autora na pesquisa sobre mulheres proprietárias. Mulheres. Várias delas receberam máquinas alemãs Pfaff, importadas pela Bomberg como dote . Através do aprendiz\ado do “corte e costura”  algumas se tornaram  profissionais aumentando desta forma  a renda familair,
O trabalho dos caixeiros viajantes alemães  era extraordinário. Em viagem ao  Sul ,em 1906, Vittorio Bucelli ,encontra-se com alguns deles e não se cansa em elogiar  seu modo de agir na zona da colônia italiana. A caminho de Alfredo Chaves encontra o primeiro viajante, que segundo ele  alemão  que já havia tomado “!asa atitudes e os costumes e as tendências dos gaúchos “ e como eles usava o laço  ”instrumento indispensável para aqueles que se ocupam da vida do campo,.”
BUCELLI,VittorioUn viaggio inRio Grande del Sud,Milano: Pallestreisi, 1908 pp255-246
Com três viajantes comerciais alemães  viaja durante dias acompanhando o modo como eles tratam os seus fregueses”eles tratavam atodos como parentes ou amigos delonga data”,tal forma de negociar deixou Buccelli maravilhado,pois
 Em cada de comércio anossa chegada se transformava  logo em  uma festa;era comum que se trata-se de ngócios  vendas, as compras e as liquidações velhas  e novas por uma meia hora,,o resto do dia era um banquete continuo,uma verdadiera festa de família.
Buccelli p.252
percebendo que pouco a pouco a Alemanha conquistava de foram pacifica o comércio das América








*
[1][1]

Nenhum comentário:

Postar um comentário