sexta-feira, 12 de agosto de 2011

CIDADES DE MADEIRA X CIDADES DE PEDRA

 


Caxias em 1940. Quadro de Bedin que retrata  a casa onde iniciou a oficina  a Eberle
    
No inicio da colônia Caxias as casas foram construídas em madeira. O mesmo fato se repete nas colônias de Antônio Prado e de Alfredo Chaves. Em Dona Isabel, Bento Gonçalves e Conde D'Eu (Garibaldi) a construção de alvenaria e de pedras foi a escolha, pois, nesta região as araucárias eram a são  raras. A causa da diferença é a altitude, os dois municipios estão abaixo  da cota  de 600 metros, onde as pinheiros não vicejam.
Caxias era feita de tábuas falquejadas e sem pintura. Como as antigas cidades do Far West norte americano, como se fossem alojamentos provisórios  as casa se espraiavam pela estrada Conselheiro Dantas  que cortava a sede da Colônia. Só  mais tarde foi se tornando rua  e hoje é a  avenida Júlio de Castilhos. Poucas das antigas casas de madeira sobraram. Sua construção foi proibida pelo intendente Penna de Morais (1912-1924), pois muitos eram os incêndios. Uma das casas mais antigas feitas em madeira ainda sobrevive até o hoje, reconstruída nos altos da antiga metalúrgica Abramo Eberle (hoje FAI) próxima da esquina das ruas  Marquês do Herval e Sinimbu. A pequena casa abrigou de 1884 até 1940 a empresa que então chegou a possuir  50% da mão-de-obra da região, tornando-se  a maior industria metalúrgica da América Latina. Em 1945 morreu Abramo Eberle, símbolo do sucesso e reforço para o mito de que o trabalho enriquece, que norteia os colonos. Com a construção do novo prédio da Metralúrgica a pequena oficina foi desmontada em 1941. Em 1946 foi reconstruída , como uma homenagem ao fundador seu  .Até hoje está encarapitada  sobre o prédio da Metalúrgica onde jaz o mito da cidade. Esquecido pela maioria, da população ,aponta  para o fato que os poderosos são tragados  pelo tempo, e que o poder muda de mãos.
Hoje  as casas de madeira que marcaram o desenho da região foram substituidas  por outros materiais que  enfeiam seu horizonte.Como mudaram os materiais mudaram tambémos donos do poder .Outros são  os donos do mito que o trabalho enriquece
Ao contrário das casas de madeira d antiga colônia Caxias , as de pedra   estão firmes  vencendo o tempo e alavancando o turismo de Bento Gonçalves.


Imagem de Nova Trento, atual Flores da Cunha, quando feita em madeira inicio do século XX


Nenhum comentário:

Postar um comentário