domingo, 15 de janeiro de 2012

QUANDO FARROUPILHA ERA CAXIAS (2)

 Festa na  estação de Nova Vicenza 1925
 Nova Vicenza cresceu  economicamente com a ferrovia. O aumento da  população  acompanhou o da economia, dando   inicio  ao movimento de emancipação .Com a emancipação de Nova Trento ( 1924) ,Nova Vicenza se tornou o 2º Distrito de Caxias. Era a sua  região mais próspera .
Foi exatamente a partir de 1924, que  seus moradores, liderados pelos comerciantes, se organizam   para  conseguir a criação do novo município. Foi na década de trinta   que o movimento pela libertação municipal  chegou a bom termo.
 Um dos períodos menos estudados da história rio-grandense,  sem sombra de dúvida, é o que vai de 1930 a 1937. Os motivos parecem estar ligados  ao fato de não ser  o mais glorioso, se não o mais corrupto. Em tempos de Revolução de 30 (ou Golpe ) tudo era mais fácil. As oligarquias eram as mesmas e continuavam no poder  agora pacificadas ( desde 1923) .As leis estavam sendo ultimadas  e , enquanto isso, valiam os velhos compradios.
No Rio Grande do Sul ( e também no  do Norte )os problemas políticos eram muito sérios.O assassinato do morte  do  juiz eleitoral Moisés Viana( cuja história está para ser contada) apenas   limitou  as velhas falcatruas,  que eram as eleições da chamada República Velha ( ou seria café com leite?).

Os que afirmam a honestidade dos políticos gaúchos não conhecem a sua história. Leiam  O homem que inventou a ditadura de Décio Freitas, para conhecer quem ensinou as artes de governar  sem lesi ,fingindo que elas existiam.
Em 1931,  para impedir as  manobras e as manipulaçãoes dos resultados das eleições,(dos quais Borges de Medeiros era  o  artífice maior)  foi criado o primeiro Código da  justiça eleitoral  brasileiro.
Regidas pelo   novo Código foram feitas as eleições  dos constituintes nacionais  (em 1933) e dos estaduais (em 1934) .Pelas novas Lei, em 1935,  foram eleitos os prefeitos e  os vereadores dos muncipios brasileiros. Faltava porem eleger o governo estadual e nacional .Enquanto ainda valiam as indicações!
Dessa maneira, quando em 1934,Nova Vicenza  se emancipou de Caxias  a Nação ( e o Estado ) vivia um  hiato legal. Pois, as velhas leis  de 1891, que regiam os municipios  estavam mortas e as novas estavam por fazer.Quem governava o Estado era o  Interventor Flores da Cunha, velho oligarca  conhecido da regiã , que já havia facilitado outras emancipações, fez também  a  de Nova Vicenza..
 Em 1934, uma comissão de  representantes das comunidades de Nova Vicenza, Nova Milano, linha  Jansen e  de Nova Sardenha, entregou um pedido  ao Interventor  solicitando   a sua  emancipação. A Comissão era composta por Armando  Antonello, Manoel Pasqual,Ludovico Merlin ,Carlos Fanton,José Baumgartner ,Pedro Carlos W Fetter,João Farinon, Julio Bergamo,João Grendene  entre outros.A maioria deles  era   comerciante e políticos influentes  ,com vínculos na administração estadual .Não é demais lembrar,que em 1930, os empresários da  região colonial italiana haviam contribuído com polpudas verbas dinheiro para o golpe  se preparava. 
O pedido de emancipação foi atendido de forma imediata sem consultas populares. Os municípios atingidos pela desanexação perderam parte de seu território,mas não foram consultados.. Afinal o poder estava nas mãos de quem aprendera  as artes de governar sozinho, como Getúlio Vargas e Borges de Medeiros herdeiros de Castilhos. Getúlio  colocou seus princípios em prática  em nível nacional. Para completar, a  Revolução de 1964 foi  gestada  no positivismo castilhista, pelos tenentes seus filhos diletos

Integra do Decreto de Criação de Farroupilha
Pelo decreto estadual nº 5.779, de 11 de dezembro de 1934,.(reproduzido abaixo) foi criado o  novo município No ato de criação recebeu o nome de Farroupilha(também sem consulta),em homenagem a Revolução Farroupilha, cujo  centenário seria comemorado em 1935.
 Em relação aos nomes dos municípios derivados das  das antigas colônias os governantes gaúchos foram cruéis.Não respeitaram  nem  sua identidade ,nem  a herança cultural. Era regra geral, os poderosos mandavam, os subalternos obedeciam.Por ato de força eram dados ou mudados os  nomes   cidades ou distritos .Sempre por ato  exclusivo dos governantes de plantão.
.Assim foi com Farroupilha/Nova Vicenza. O novo municipio era composto por territórios desanexados  de três  municpios: (cujas populações é claro que não foram consultadas). Não foi demarcada nem a área,nem a população do novo muncipio.Apenas houve o registro da dívida  decorrente da emancipação ,de 905 mil reis para Caxias,150 mil réis para Bento e 172 mil para Montenegro. Também ficou sem resposta o porque desses valores( e não de outros,)já que não constam nem as áreas  nem a população
.Assim ao sabor do arbítrio, por decreto ,nascia mais um municipio gaucho,dos muitos criados ou impedidos de ser criados pelo Rio Grande afora.A história das emancipações é terreno fértil  para estudos de política regional.Existem bons trabalhos sobre o tema.

Cartão postal de Nova Vicenza 1925.Tip.Rotermund
Então ,Nova Vicenza possuia então 200 casas,31 industrias e 45 casas comerciais. euma área de 360 km2. esses dados são oferecidos pelos   historiadores..O númerro de habitantes? Só na imaginação.
Mas a novela ainda não havia acabado. Os caxienses não ficaram  contente com a perda de Nova Vicenza ,mas não houve reclamações escritas , afinal Flores da Cunha contava com o apoio dos jornais,que por eles eram financiados com anúncios de decretos e licitações (?). Por outro lado, a burguesia local  pagara caro por sua Revolução. Agora tinham que  aguenta-la.

Anuncio da emancipação Il Giornale del A'gricultore
      Os jornais manietados  apenas  informaram o  fato,sem comentários ou apreciações.Assim a imprensa(ou a mídia?) age com o poder da  força   . Os documentos do período foram perdidos no incêndio  da Prefeitura de Caxias do Sul em 1992. Aos historiadores cabem  as conjeturas. 



Mapa de Farroupilha .1950






As reproduções de  fotos que seguem foram copiadas do Albúm do cinquentenário da imigração Italiana no Rio Grande do Sul ,de 1925. São estabelecimentos comerciais e industriais de Nova Vicenza, que então era o 2º Distrito de Caxias.






2 comentários:

  1. Excelente resgate professora Loraine! Agradeço imensamente o trabalho que, de outra forma, jamais conheceria sobre minha cidade! Abraços

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelas informações históricas. Por um acaso a senhora saberia informar onde posso encontrar a lista de hospedes imigrantes alojados no Barracão (de bento gonçalves) ?
    valeska.acs(at)gmail.com

    ResponderExcluir