Entre 1884 e 1890 Caxias deixou de ser colônia e se tornou município foi parte de São Sebastião do Cai. Assim seus moradores passaram a conviver com os alemães dos vales e do Planalto muitos dos quais eram donos de escravos. Deve ter sido uma grande experiência a convivência com a escravidão ,que nas colônias criadas após 1859 , a mesma era proibida.Dois fatos decisivos para o Brasil marcaram o período: A aboilição da ecravidão(1888) e a proclamação da República.
o Graças a influência econômica epolítica Caxias consegue se emancipar de São Sebastião do Cai,poucos meses após a proclamação pelo Ato Estadual nº 257 de 20 de junho de 1890.. A sua população então foi estimada em população 16 mil habitantes.
São Sebastião do Cai em 1890 .Fonte :Masson |
A escravidão não se reduzira com o tempo. Na Serra, no Planalto e na Depressão Central havia muitos senhores de escravos de origem alemã: em Canela, São Francisco de Paula , Vacaria e São Sebastião do cai. Cai. .As fazendas ( e algumas sesmarias) de alemães cercavam as colônias italianas. No Sul da região colonial italiana havia dois proprietários grandes de terras : João Brentano,cujas terras estavam próximas ao rio Taquari e as João Altthofen em suas proximidades. Também nos registros de batismo aparecem nomes de proprietários de origem germânica como os Horn, os Hoffmann, os Shimtt, entre outros.
Madame Van Langedonnck que viveu alguns anos na Colônia Santa Maria da Soledade (atual São Vendelino)anotou que havia muitos escravos nas fazendas do vale do Caí. Cita uma delas a do senhor Sochenas que teria possuído 400 escravos, desses 320 teriam morridode cólera, os oitenta restantes eram bem-tratados.Na verdade ela é a única fonte de tal propriedade. Ao que tudo indica os números de Langedonnck não se confirmam
Em São Leopoldo, as alforrias foram poucas entre os proprietários alemães; elas foram bem mais numerosas entre os proprietários lusos.
Um dos belos vales do Cai.. Plantação de alfafa em Feliz. Fim do século XIX. .Fonte :Masson |
Entre 1861 e 1883, em São Sebastião foram feitas 36 alforrias,já em 1884 foram 136.. Em 1885 apenas dois senhores alforriaram seus escravos. Pelos dados das alforrias e pelos registros de batismos é possível inferir que, em média, cada proprietário possuía em média um escravo. Os maiores proprietários de escravos como a viúva Catarina Schimitt, Nicolaus Blauth, Henrique Biere, Jacob Diefenthäler, possuíam seis escravos.
No vale do rio Caí, muitas fazendas usavam o trabalho escravo.Donos de pequenos negócios e estabelecimentos manufatureiros eram donos de escravos e usavam mão-de-obra escrava.
Nos registros de batismos da paróquia de José do Hortêncio, há inclusive, colonos protestantes que batizavam seus escravos na religião católica, um deles era Nicolau Schimtd. A anotação data 1850 por ocasião do registro de nascimento e de batizado do escravo Augustinho, filho da escrava Feliciana. Tal prática servia como registro de posse de escravos,sendo mais barato do que o realizado em cartórios..
No Livro de Livro de : Registro de batismos.de São José do Hortêncio encontram-se vários ppequenos proprietários de escravos alemães de origem. Entre eles:
Ano | Nome do escravo | Local | Dono | Mãe |
1850 | José | São José | Nicolao Binzfeld | Claudiana |
1850 | Augustinho | São José | Nicoláo Schimtd | Feliciana |
1853 | Pedro | Picada Nova | Daniellis Kolling | Eulália |
1854 | Catarina Delfina | São José | João Lorscheiter | Maria |
1854 | Marco | São José | Nicoláo Schimtd | Feliciana |
1854 | Ana | Picada Nova | Daniel Kolling | Eulália |
1855 | Justiniano | Picada rio Cai | Guilherme Winter | Josefa |
1856 | Maria Elizabeta | Picada São José | Nicoláo Schimtd | Feliciana |
1856 | Maria | São José | João Lorscheiter | Maria |
1856 | João Evangelista | Picada Nova | Danielo Kolling | Eulália |
1857 | Madalena | Picada rio Cai | Tiago Froemer | Maria |
1858 | Claudina | Picada rio Cai | Guilherme Winter | Josefina |
1858 | Manuel | Picada 48 | Georg Bauermann | Maria |
1858 | Philipo | Picada São José | Nicoláo Schimtd | Feliciana |
1860 | Bárbara | Picada Nova | DanieloKolling | Eulália |
1860 | Maria | Picada rio Caí | Guilherme Winter | José e Josefa |
1860 | Bárbara | Picada São José | João Lorscheiter | Maria |
1861 | Luisa | Picada São José | Nicoláo Schimtd | Feliciana |
1862 | Francisco Xavier | CPicada Nova | Daniel Kolling | Eulália |
1863 | João | Nova Palmira | Nicoláo Schimtd | Feliciana |
1863 | Henrico | Linha Nova | Daniel Kolling | Norberta |
1864 | Elizabeth Regina | Picada Nova | Daniel Kolling | Norberta |
1865 | Margarida | Hortensio | João Lorscheiter | Maria |
- | Feliciano | Linha Nova | Daniel Kolling | - |
1867 | Luana | Porto Guimarães | Guilherme Zilles | Emília |
Em 1884 quando Caxias se tornou distrito do Cai, naquele municipio havia sido eleito o quarto conselho No periodo em que foram leitos outros dois .Apesar do número de habitantes de Caxias ,não foram eleitos representantes seus. O 5º Distrito .foi coordenado por João Muratore,durante os seis anos .Mas a situação na antiga Colônia era dificial ,pois a Diretoria de terras continuava a mandar na antiga colônia cobrando impostos e designando fiscais dos travessões como se ainda fosse ainda uma colônia .
Caxias crescia economicamente e os comerciantes faziam reclamações por escrito pelas péssimas condições das estradase pela cobrança exorbitante deimpostos . Nessa época a nova igreja matriz começou a ser construída, com grande envolvimento dos católicos, pois a povoação tinha sido elevada a paróquia em 26 de abril de 1884.
Caxias crescia economicamente e os comerciantes faziam reclamações por escrito pelas péssimas condições das estradase pela cobrança exorbitante deimpostos . Nessa época a nova igreja matriz começou a ser construída, com grande envolvimento dos católicos, pois a povoação tinha sido elevada a paróquia em 26 de abril de 1884.
Oderich :um dos esteios da economia do Cai |
. Em 28 de janeiro de 1886, na chamada sede Dante ,foi organizada a Loja Maçônica “Força e Fraternidade”, a primeira de toda região colonial. A loja era muito importante para a comunidade e reunia nada menos que 152 dos mais representativos moradores do 5º Distrito . Na Lojas não havia distinção de classe ou de etnia..Nela se reuniam italianos, brasileiros e alemães , fazendeiros lusos, funcionários públicos, comerciantes e colonos. Alguns de seus membros eram mulatos como o venerável José Cândido de Campos. Foi nela que foi nela que a emancipação municipal teve inicio . Em seu templo foram decididas as ações e a política regional. No Brasil e na região as Lojas se distinguiram pela Luta pela República e pela abolição da ascravatura.
Festas pela emancipação .Caxias 1890 .AHMJSA |
A força da Loja estava ligada ao crescimento da povoação do distrito,que aos poucos vai superar a distante sede municipal. O trabalho agrícola trouxe frutos e o comércio colonial se tornou fator importante na economia gaucha...
Os maiores os comerciantes perceberam a importância da emancipação municipal.,muitos deles eram maçons. Outros eram católicos. Católicos em geral eram federalistas e os maçons republicanos. Em 1886, um incêndio destrói a Igreja ,que foi reconstruida na Praça.
Os maiores os comerciantes perceberam a importância da emancipação municipal.,muitos deles eram maçons. Outros eram católicos. Católicos em geral eram federalistas e os maçons republicanos. Em 1886, um incêndio destrói a Igreja ,que foi reconstruida na Praça.
Com a proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, a liberdade parecia ter chegado à Caxias. A política brasileira mudou de forma radical, enquanto os habitantes das vilas coloniais se organizavam em busca de melhores condições de vida. Foi apenas uma ilusão,logo tem inicio a ditadura positivista,liderada pelo presidente do recém criado estado do Rio Grande do Sul.
Porto novo do rio Cai(1915) |
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Os limites do novo munciipio foram os mesmos da antiga colônia ,ou seja as 17 léguas ( 100mil hectares )acrescido de parte da antiga colônia Sertorina ,até os limites da coônia Dona Isabel(Bento Gonçalves)
Caí perdeu um distrito rico ,mas ainda assim até 1914 o porto novo do rio Cai rcontinou funcionando. Os fretes das mercadorias por navio eram muito mais baratos do que os de trem.Nos jornais do novo municipio as propagandas do transporte fluvial
Os limites do novo munciipio foram os mesmos da antiga colônia ,ou seja as 17 léguas ( 100mil hectares )acrescido de parte da antiga colônia Sertorina ,até os limites da coônia Dona Isabel(Bento Gonçalves)
Caí perdeu um distrito rico ,mas ainda assim até 1914 o porto novo do rio Cai rcontinou funcionando. Os fretes das mercadorias por navio eram muito mais baratos do que os de trem.Nos jornais do novo municipio as propagandas do transporte fluvial
Caxias,1890, nova igreja Fonte: Brandalise |
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Bom dia, professora. Eu desconhecia que tantos colonos alemães fossem proprietários de escravos na região do vale do Rio Caí. Mas a presença de afrodescendentes deve ter sido mais significativa do que se menciona, uma vez que até alguns dos líderes dos Mucker foram proprietários de escravos. Curioso é que a historiografia da imigração alemã parece ignorar ou minimizar essa presença de escravos na sua área de colonização. Por outro lado, não sei da existência de estudo específico sobre os italianos que possam ter sido proprietários de escravos nas regiões fora da RCI, como Porto Alegre e a Campanha, por exemplo.
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