domingo, 8 de janeiro de 2012

QUANDO FARROUPILHA ERA CAXIAS


Quem acredita que os colonos eram bonzinhos e ordeiros desconhece o passado  e acredita em lendas. Eram (e são) homens fortes, lúcidos e batalhadores. Basta ler os requerimentos encaminhados por eles às  Intendências  para perceber que não deixavam passar arbitrariedades sem  reagir, quando pouco faziam  requerimentos exigindo das autoridades providências.Muitas vezes eram violentos .
     Quando Caxias de emancipou de São Sebastião ,a colônia Sertorina tornou-se parte do novo municipio.Foi nessa região que    ocorreram as  maiores disputas regionais,envolvendo  Nova Milano e Nova Vicenza .Quando Farroupiulha não existia e Nova Vicenza e Nova Milano eramparte de  Caxias.
Houve outros conflitos regionais, mas não da mesma magnitude.Os primeiros imigrantes italianos chegados à colônia Caxias eram encaminhados à Comissão de Terras , cujo escritório estava  situavo na Primeira Légua(depois Nova Milano)  daquela colônia. Ao chegar os imigrantes eram abrigados em um barracão de madeira e depois da compra do lote encaminhados à suas terras. Nova Milano foi a primeira região a ter seus lotes vendidos .Em 1877 a Comissão de Terras transferiu suas instalações para Quinta Légua( hoje sede do município de Caxias ).


Nova Vicenza em 1926,o progresso era grande. Cartão postal da Tipografia( ?.)
 
     As terras da sesmaria Sertorina de propriedade de Luís Antônio Feijó começaram  a ser vendidas  a partir de 1886 .Com  a organização da  colônia particular Sertorina foi   povoada a região que tomou o nome de  Nova  Vicenza . Enquanto Nova Milano foi povoada por milaneses a região de Vicenza foi povoada por vicentinos, trevisanos e trentinos.
        Entre os imigrantes havia rivalidades.Eles se  mantinham    divididos de acordo com  os paesi de origem   . Em outras palavras  os imigrantes ao chegarem ao Brasil conservaram  as divisões e as discórdias  que os identificavam( e os distinguiam) na Itália. Os de Milano julgavam-se superiores aos de Vicenza; os de Mantua diziam-se melhores do que os de Pádua.,enfim velhos bairrismos.Tais disputas estão presentes no tamnaho das capelas ,na disputa pelas paróquias.Mas a maior delas  Tais discórdias  parece estar presentes na questão que dividiu  Nova Vicenza, Vicenza Velha e Nova Milano.
A  capela de Nova Milano teve inicio  com um pequeno capitel(ou  oratório) erguido pela  família Turcatti. A paroquia Foi dedicada dedicada  Santa Cruz.  A  sede inicial era em  São José   da Feliz  que  contava com 377 famílias  a maioria de origem milanesa sendo que  38   alemães da Forqueta Baixa.O povoamento da região  começou em 1875, inicialmente  atendida pelo Padre Augusto Finotti,da paróquia de Forqueta(baixa) e  pelos jesuitas do vale dos Sinos. Apenas  em 1898 foi nomeado vigário o padre Poggi. A Igreja de alvenaria foi inaugurada em 1921 ..
       Já a capela   de Vicenza Velha  teve inicio em 1886, com a chegada do padre Giacomo Brutomesso vindo de   Vicenza  sendo dedicada a  São Vicente. Por muitos anos foi sede do vicariato.  A paróquia teve altos e baixos ficando sem pároco foi atendida algumas vezes sendo administrada pelo pároco de Caravágio
 Em 1918 ,por ordem do arcebispo Dom João Becker   a paróquia foi transfeirida de Vicenza Velha para o centro do novo povoado ,situado  próximo da estação férrea. Enquanto Vicenza  Velha reduzia sua população.Os moradores de Vicenza Velha se revoltaram ,pois julgavam-se com direitos históricos .Da mesma forma Nova Milano a primeira região a ser povoada e que também se sentiu desprestigiada.
       Nova Vicenza  crescia ganhou o nome da estação ..Tinha  então de 382 moradores , dos quais 103 viviam na sede . Para abrigar a sede da paróquia foi erguida a Igreja de Sagrado Coração de Jesus .
.Os fiéius já não queriam assistir a missa. A paz só aconteceu ( em parte)com a designação do pároco Tiago Bombardelli ,que ergueu a casa paroquial e uma pequena capela de madeira. Só em 1922 foi ianugurada  a nova Igreja matriz.



Festa da capela de São Vicente .Vicenza Velha 1925


Festa na Capela de Nova MIlano 1925
          


    As duas regiões progrediam com as vias de acesso ligando-as à capital e   as colonias de Conde D'Eu e Dona Isabel. Mas    a  construção da estrada de ferro veio modificar tudo..tinha inicio em Porto Alegre, passando por  Montenegro,  ficava distante das duas sedes das  scomunidades  .Quando em 1910, foi construído o prédio da estação em Nova Vicenza ficou definido  o seu  futuro  .         As estradas sempre trouxeram ou impediram o progresso de uma região. Os caminhos  antes passavam por Nova Milano  e mais tarde por Nova Vicenza. Com a estrada de ferro a situação se inverteu.

  


. Em 1º de junho de 1910, foi inaugurada a ferrovia Montenegro-Caxias ,velha aspiração das colônias .O traçado da linha férrea passava praticamente no centro   da colônia Sertorina,   lugar que até então era  despovoado.(Atualmente a antiga estação está no centro de Farroupilha.) A estação foi chamada de   de Nova Vicenza.  O traçado deixou de lado as duas povoações iniciais: Nova Milano e Nova Vicenza.
    Dado o progresso ,   em 1918, o distrito de Nova Vicenza se tormou sede administrativa  do 3º distrito de Caxias .Aantes a sede dodistrito era Nova Millano. A região se desenvolveu com  empresas que foram  construídas ao longo da ferrovia. Em 1927 passou a 2º distrito de Caxias ,o que revelava o seu progresso. Um postal marcou tal progresso.
O povoado contava com várias casas comerciais,como a Farinon ,a Fetter e a Weisheimer.Contava ainda com  posto de gazolina,ferrarias,   cinema e várias empresas de exportação dos produtos colonias como a Antonello e a Dal Molin.
 Os alemães do vale começaram a acorrer e se instalar em Nova Vicenza ,tendo sido criada uma criando uma igrejade confissão luterana., logo seguido do cemitério .
Igreja Luterana de Farroupiulha.Foto atual
Antigo cemitério luterano,atualmente cemitério público municipal


Apesar do tempo passado , a velha disputa não acabou..Entre a  Velha e a Nova Vicenza( Hoje Farroupilha) e entre essa e Nova Milano. Muitos são os indicios,mas falta muito para ser apurado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário