quarta-feira, 28 de março de 2012

MAÇONARIA :UMA NOVA ORDEM

               Há em relação à Maçonaria há  fatos que mereceriam estudos aprofundados  um das quais é a inexistência de lojas nos Campos de Cima da Serra. Na verdade  a primeira só parece ter sido fundada no século XXI. Isso constitui um enigma já que muitos dos irmãos de Caxias eram fazendeiros daquela região.
Alguns dos nomes que constam das Lojas regionais ocuparam cargos importantes na administração regional, e estão  listados nas tabelas abaixo.

DIRIGENTES DA   LOJA FORÇA E FRATERNIDADE CAXIAS 1888-1902
Nome
Profissão
Francisco J. Salerno
Dentista?delegado
Alexandre Canalli
Empresário
Ângelo Chitolina
Empresário
Antonio Pieruccini
Empresário
Cristiano  Horn
Fazendeiro
Felice Gavioli
Agricultor
João Muratori
Funcionário público
José Domingues de Almeida
Funcionário publico

          Salerno foi delegado na região e líder das revoltas que abalaram Caxias quando da instalação do município.em 1890.José Domingues de Almeida foi secretário do município durante muitos anos .Ângelo Chitolina era empresário e membro da primeira  da Junta Governativa, da qual o líder católico Nicolau Sartori também fazia  parte.  Fazia parte da política de Júlio de Castilhos unir dirigentes de cores políticas diversas nos novos municípios Nada como dividir para reinar.. 
Em relação a Bento Gonçalves digno de nota é o fato que a grande maioria dos dirigentes  maçons eram de origem lusa,ao contrário de Caixas onde a maioria era italianos. 
Mas nos dois municípios  os maçons eram liberais ao contrário da maioria da  conservadora população .O domínio da Igreja prevaleceu nos primeiros anos da República!O que levou (ao menos aparentemente)  ao adormecimento das lojas. As fontes sobre o tema  não são conhecidas. Mas, podem existir!



DIRIGENTES DA LOJA CONCORDIA
BENTO GONÇALVES 1891-1894
João Pereira Leite
Alfredo Lima Bento
Domingos Mincarone
Antenore  Zanoni
Ataliba Emilio Inácio Rossler
Antonio Gomes Ferreira filho
Antonio Joaquim Marques de Carvalho Jr
Artur Job
Augusto Goellern
Aureliano Jaime Ferreira Bastos
João Carlos Rodrigues da Silva
João Mariano Pimentel Sobrinho
João Marques da Silva Pinto



O renascimento da Maçonaria na região foi difícil.  Em 12 de novembro de 1931, foi fundada a Loja Fraternidade Terceira pelos irmãos Custet. Os irmãos Custet mereceriam estudos históricos, pois deles não restou nem lembranças.
 Nesta nova fase, poucos são os irmãos de nomes italianos. O pequeno número de italianos nas lojas  pode estar ligado à posição antimaçônica de Mussolini.,que gozava da simpatia de grande parte da população. O movimento fascista regional foi forte e envolveu praticamente toda a burguesia. Os conflitos não se dão   mais entre maçons e católico, dessa vez é entre fascistas e nacionalistas. A reação dos brasileiros contra o fascismo na região foi organizada pelas  Ligas de Defesa Nacional.Foram  criados nos Centros Cívicos,que constituíram-se  numa forma de  resistência nacional. Foi um momento confuso da vida nacional no qual o nacionalismo era a bandeira dos integralistas, dos comunistas e até dos fascistas, inimigos políticos  portavam o mesmo ideário nacionalista.Nesse impasse  foi importante foi o papel dos maçons tanto nas Ligas como na organização política regional,como sempre estavam adiante de seu tempo.
Com o fim da Guerra a Maçonaria se expande na região . Em 1945, surgiu   a loja Marechal Deodoro 31,  sob os auspícios das lojas simbólicas, nela se reuniu a elite intelectual local. De seus quadros nasceram vários líderes políticos importantes.Foram  mais discretos em sua atuação que os do final do século XIX, e  mais efetivos em suas ações.A irmandade havia passado por uma fase de perseguição e de contra-propaganda durante o Estado Novo. Vargas como seu colega italiano não apreciava outras irmandades senão aquelas  que seguiam a sua politica .

Uma das figuras importantes dessa fase do  movimento foi  Joaquim Pedro Lisboa, nascido em Rio Pardo(1887)  e que se fixou em Caxias após 1910. Funcionário Público exerceu várias atividades, sendo o idealizador das Festas da Uva. Entre suas outras realizações com Luiz Napolitano e Arnaldo Balvé em 27 de abril de 1946, a criação da rádio Caxias, a primeira da região.A ação da Maçonaria em sua nova fase estava apenas começando.


As fotos são de Adami ,na História de Caxias do Sul  e do Ábum do Cinquentenario da Imigração Italiana no RS de 1925.



Um comentário:

  1. Por favor informa onde foram encontrados os documentos relacionados aos dirigentes e associados das lojas. Agradeço o retorno

    ResponderExcluir