quarta-feira, 27 de março de 2013


PATRÕES E  OPERÁRIOS 1903-1984


            A organização dos sindicatos patronais e operários em Caxias do Sul guarda entre eles  uma semelhança estrutural. Surgem ambos  da união  da classe empresarial e da operária na defesa de seus interesse classistas.
            A união dos empresários se por meio da Associação Comercial que vai servir de mediadora entre a organização e os problemas comunitários, políticos e patronais. A partir da Revolução de 30 começa um  envolvimento efetivo com a classe operária.
Os problemas eram resolvidos através do apoio da política municipal , com a qual a os patrões   se envolveram diretamente  desde a formação da Associação Comercial. A organização dos sindicatos patronais se deu tardiamente, sua organização não  esvaziou o caráter de mediação  que a Associação Comercial e depois do  Centro de Indústria Fabril  teve. A Assessoria Jurídica partiu sempre da organização maior e os sindicatos patronais limitaram-se a uma posição dependente em relação à organização maior  a que se vinculavam ,ou seja a Associação e o Centro.
            O serviço assistencial dado pela CIC, e antes dela pela Associação Comercial e pela CIF, aos empresários se vincula aos interesses econômicos do grupo, sendo que se resume a uma orientação geral para a ação do empresáriado em relação a política econômica nacional. A Assistência Jurídica é dada tanto aos sindicatos patronais quanto para as empresas associadas a CIC. Não há uma assistência específica para as relações  entre patrões operários
            Os organismos de união patronal, antes da organização sindical, possibilitaram uma ação livre à autônoma dos empresários, sem os freios que caracterizam a legislação sindical. O atraso, em relação à legislação com que foram organizados os sindicatos demonstra esta liberdade de ação que os empresários usufruíram mesmo durante o Estado Novo.
            Os contatos com as autoridades constituídas sempre foram realizados por meio  dos sindicatos patronais. Estes contatos tiveram objetivos de conseguir melhores condições para as empresas, tanto em relação a empréstimos com em relação a isenções ficais. Os contratos para prevenção de situações futuras, não constituem a tônica da ação da organização patronal, ou seja, de uma forma geral são imediatistas.
            Não se observa entre os sindicatos patronais a severa hierarquia que ocorre entre os sindicatos operários. Sua localização espacial dentro da sede da CIC  não revela a posição mais expressiva,pois,  ocupam o mesmo espaço, não havendo espaços maiores ou menores de acordo com o número maior ou menor de associados. Para atender aos sindicatos patronais havia apenas três funcionários excluída assistência jurídica que é comum aos outros departamentos da CIC.
            Os sindicatos operários foram organizados antes da da criação da União Operária. A União ainda assim foi a matriz geradora dos sindicatos dos trabalhadores nas indústrias. Com o advento das medidas repressoras do Estado Novo, a União foi dissolvida de direito. Mas permaneceu de fato, visto que a administração geral da sede e  das Caixas de Pecúlio estavam ainda ligadas a “extinta” entidade. A organização dos sindicatos operários não acabaram com a União, que aparece com outras denominações,  permanecendo  como ponto de ligação entre os vários  sindicatos. A força que a União sindical propiciou aos operários, dada a ligação direta entre seus líderes, nunca foi utilizada devidamente. Os operários parecem desconhecer o  que representa sua união real, já que legalmente estes laços são apenas assistências e administrativos.
            Patrões e operários possuíram ao longo do tempo  organizações especulares, a Comunidade Assistencial e a Câmara de Industria e Comércio tiveram idênticas finalidades assistências  em setores diversos, a primeira oferece assistência médica, odontologia e jurídica e segunda apresenta uma assistência jurídica e fiscal.
            A organização dos patrões, sob o ponto de vista sindical, foi instituída quando a força da união dos operários passou a se fazer sentir diretamente no período da redemocratização. Os sindicatos patronais foram criados em reação a organização dos operários, não antes, pois a Associação e a CIF os representavam de forma conveniente.
            Os sindicatos operários tem apresentado uma relação com o poder bastante semelhante ao dos sindicatos patronais. A atitude de  subserviência e bajulação para os órgãos importantes para o setor constituem um ponto comum entre a organização patronal e operária. A imprevidência na tomada de medidas preventivas para a melhoria das associações da classe é outro ponto comum entre as duas organizações.




Nenhum comentário:

Postar um comentário